Logo O POVO+
Artigo - "Dr. Hugo, vamos surfando"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "Dr. Hugo, vamos surfando"

Com o título "Dr. Hugo, vamos surfando", eis artigo de Hugo Leão, advogado, especialista em Direito e Processo do Trabalho, assessor da Presidência do Sistema Fecomércio/CE e diretor do Escritório Hugo Leão Advocacia. Um convite a ousarmos nestes tempos de pandemia. Confira;
Tipo Opinião
Hugo Leão, advogado (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal Hugo Leão, advogado

Certa feita, na adolescência, eu estava participando do Fortal, o carnaval fora de época em Fortaleza, no bloco do Asa de Águia, e, vez por outra, o cantor Durval Lélis dizia: “Que onda é essa meu irmão?” Estava aqui me lembrando das ondas que vivenciamos no decorrer de nossa existência e imaginando o Durval Lélis compondo um de seus axé musics sob o título "a dança da onda da pandemia... que onda é essa meu irmão?"

Aí, a saudade bateu com força porque me lembrei de um dos meus mentores, o grande advogado José Ibiapina Siqueira Júnior (Dr. Ibiapina), homem de saudosa memória, um gentleman, educado, possuidor de cultura elevada e de muita sabedoria. Era meu chefe quando comecei a trabalhar na Federação do Comércio do Estado do Ceará, há 30 anos.

Nos momentos de maiores dificuldades na Fecomércio daquele tempo, ele sempre me dizia: “Dr. Hugo, vamos entrar nessa onda e vamos passar por ela... vamos surfando...”. Imagino o Dr. Ibiapina nos dias de hoje, tempos de reforma trabalhista, reforma tributária, reforma da previdência social... imagino o Dr. Ibiapina em tempos de pandemia, em tempos de intolerância religiosa, de raça, de cor, de gênero, em tempos de degradação do humano, em tempos de desprezo ao comportamento ético, tempos de vale tudo, inclusive, e, principalmente, fake news... Enfim, em tempos de dicotomia política exacerbada, onde o que
vale mais é a forma de pensar deste ou daquele grupo político e o que mais lhes beneficia e menos importa o que é verdadeiramente melhor para a população em geral.

Que onda é essa meu irmão?!

Imagino que o Dr. Ibiapina nos orientasse a entrar na onda e surfarmos, mas, também, imagino que, do alto de sua sapiência, ele diria mais... ele diria para mergulhamos nessa onda e participarmos ativamente dela, porque não se concebe a omissão.

Advogados são agentes de transformação social, política e econômica e, assim, devem pautar o seu agir, porque o nosso fim é fazer justiça.

É hora de surfar e mergulhar na onda e aplicar o modelo socrático (a maiêutica), onde, a partir da ironia crítica, é possível “dar a luz” à verdade, eis que “a verdade está latente em todo ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responde a uma séria de perguntas simples, quase ingênuas, porém perspicazes” (1).

Dar a luz à verdade é fazer justiça e fazer justiça, como nos ensinaram os romanos, é “dar a cada um o que é seu” e para isso, é preciso quebrar a dicotomia entre bem e o mal; é preciso compreender que o espaço republicano é de todos e a todos é preciso dar a voz e a vez; a todos é preciso permitir surfar e mergulhar na onda, sem repressão e sem intolerância, afinal, todos temos algo a contribuir, seja de qual lado estejamos.

Assim, parafraseando o Dr. Ibiapina, convido a todos para seguirmos surfando (e mergulhando) nessa onda e nas ondas que virão.

Hugo Leão Advogad@s, gostamos de pensar e fazer o Direito “fora da caixinha” e de um bom papo!

------------

1
Sócrates

https://twitter.com/hugoadvocacia
https://www.instagram.com/advocaciahl/
www.hugoleao.jur.adv.br
https://www.linkedin.com/in/marlea-nobre-41697b38/?originalSubdomain=br

*Hugo Leão,

Advogado, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Assessor da Presidência do Sistema Fecomércio/CE e diretor do Escritório Hugo Leão Advocacia.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?