Logo O POVO+
Eleições 2020 - Decreto autoriza uso das Forças Armadas
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Eleições 2020 - Decreto autoriza uso das Forças Armadas

Locais de atuação serão definidos em conjunto com TSE, mas Ceará quer tropas em 10 municípios
Tipo Notícia
Programa deve orientar jornalistas com dicas para a checagem de dados na cobertura eleitoral de 2020.  (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE Programa deve orientar jornalistas com dicas para a checagem de dados na cobertura eleitoral de 2020.

A Presidência da República editou, nessa segunda-feira (19), um decreto que autoriza o uso das Forças Armadas nas eleições de 2020.

O decreto visa, de maneira geral, contribuir para a segurança do processo eleitoral, possibilitando o exercício livre do voto aos eleitores e a apuração adequada dos votos.

Segundo o ato, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão atuar de forma articulada para cumprir com este objetivo.

Os locais em que as Forças Armadas vão atuar serão definidos em conjunto com o TSE.

Ceará

O governador Camilo Santana já manifestou se favorável ao pedido de tropas federais para reforçar a segurança da eleição em 10 municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte e Itaitinga

Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral fazer o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral, a quem caberá decidir sobre o envio de tropas federais para o Estado

(Também com Agência Brasil)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?