Logo O POVO+
HGF zera fila dos transplantes de córneas
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

HGF zera fila dos transplantes de córneas

Neste ano, porém, a espera por um transplante foi maior entre os meses de abril e agosto devido à pandemia de covid-19
Tipo Notícia
Fachada do Hospital Geral de Fortaleza (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Fachada do Hospital Geral de Fortaleza

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está com fila zero para a realização de transplante de córneas. Fila zero é uma marca estabelecida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e indica que o paciente não precisa esperar mais de um mês por uma córnea.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, desde 2016 a fila zerada é uma realidade no HGF para pacientes que precisam de transplante de córnea. Neste ano, porém, a espera por um transplante foi maior entre os meses de abril e agosto devido à pandemia de covid-19.

Em setembro deste ano, o Banco de Olhos do HGF recebeu 33 córneas, número acima da média registrada em 2019, que foi de 32,5. Um dos maiores desafios é conseguir o consentimento das famílias para a doação dos órgãos do ente falecido. 

DETALHE - Fundado em 2006, o Banco de Olhos do HGF funciona 24 horas e é único banco de olhos público do Ceará. O serviço recebeu 390 doações em 2019 e é responsável por atender a população cearense e até de estados vizinhos.

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?