
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O que deveria ser um pedido de desculpas, acabou se transformando em factoide eleitoral, após o cancelamento do debate que ocorreria na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), nessa quinta-feira (22), em Sobral, depois que o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UVA e a União Nacional dos Estudantes (UNE) no município da Região Norte do Ceará não cumpriram as regras eleitorais para a condução de um debate entre candidatos.
A Universidade não atentou para reunião prévia com candidatos ou partidos para a discussão do formato do debate, além do convite aos prefeituráveis no prazo mínimo de 72 horas, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O resultado foi o não comparecimento do candidato da oposição, Oscar Rodrigues (MDB), diante de uma agenda previamente divulgada nas redes sociais da campanha, enquanto o candidato à reeleição Ivo Gomes (PDT) usou suas redes sociais para lamentar a ausência.
"É oficial, pessoal. Infelizmente, não teremos debate hj. Nosso adversário não compareceu", postou Ivo. Em seguida, reforçou a postagem: Pessoal, infelizmente nosso debate da UVA teve que ser cancelado. Nosso adversário não compareceu".
A coordenação de campanha de Oscar Rodrigues lamentou para o Blog o fato do candidato à reeleição não ter cobrado da UVA o cumprimento das regras para um debate e estranhou a postagem de Ivo de "nosso debate da UVA", quando o reitor é escolhido por indicação política, após o envio de lista tríplice.
A coordenação apontou ainda que não entende como o candidato e prefeito Ivo Gomes, com duas agendas a cumprir, encontrou tempo para um debate de última hora, sem as regras previamente acordada com os candidatos.
ATUALIZAÇÃO - Em nota enviada ao Blog, a presidente do DCE da UVA, Maraya Melo, disse que "nós do DCE não temos acordo com a política dos Ferreira Gomes, e jamais faríamos uma tremenda desonestidade para favorecer seu hegemonismo em Sobral. Entramos em contato previamente com as duas candidaturas, e inclusive, o debate só foi cancelado no dia para que Oscar Rodrigues (MDB) pudesse participar, no (novo) dia que foi sugerido por eles, em nota enviada pouco tempo antes do debate".
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.