Logo O POVO+
As eleições, as facções e nada de cafezinho
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

As eleições, as facções e nada de cafezinho

Tipo Opinião

Candidatos a vereador em Fortaleza se deparam, pela primeira vez, com o poder do crime organizado na periferia. Acostumados a adentrar nas comunidades, agora precisam pedir permissão ao "chefão", dependendo da área. É o que relatam alguns candidatos. Pedem reserva temendo represálias. Segundo dizem, os candidatos com trabalho na comunidade passam por uma espécie de "conselho", quando os traficantes liberam ou não a entrada para pedidos de votos. Os de primeira viagem voltam logo da entrada, sem direito a levar propostas. Há casos em que os traficantes assumiram ações sociais, como festinha do Dia das Crianças, e o parlamentar, que um dia entregou brinquedo ao próprio "chefão", então menino, neste ano sequer participou como convidado. Não há informações de que os traficantes tenham candidato próprio.

Pesquisas

O Datafolha e o Paraná Pesquisas registram, na última semana, junto ao TRE, nova pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Nos próximos dias, mais um cenário sobre o clima eleitoral.

Disputa à vista

A Uece baixou a portaria nº 841-2020 marcando para o dia 18 de novembro a eleição da lista tríplice do novo reitor. Até agora há três candidatos ao cargo: Gláucia Posso, Francisco Sales e Hildebrando Santos.

Hora do melão

Sai hoje a primeira carga de melão cearense para a China. São 20 toneladas, seguindo em carretas para o Porto de Santos. De lá, tomam a rota chinesa, informa Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa).

Feliz Natal

Supermercados de Fortaleza estão adquirindo boa carga de produtos de olho no Natal como panetones, vinhos, queijos e chester. O setor, que comemora boas vendas nesta pandemia, vai reforçar o clima festivo a partir de novembro.

Feliz Natal 2

O comércio está otimista com o Natal. A expectativa é de incremento de 10% nas vendas, segundo o presidente do Sindilojas, Cid Alves. Segmentos como de material de construção estão em alta.

Temor

A possível instalação da usina de Itataia em Santa Quitéria foi tema de live envolvendo pesquisadores, ambientalistas e lideranças de Santa Quitéria. O governo Bolsonaro liberou o projeto, mas há temor do impacto ambiental.

Grande Família

Depois de Eudoro Santana mergulhar na campanha pró-Sarto, eis que entrou mais um da família no time: o fotógrafo Tiago Santana. Filho de Eudoro e irmão de Camilo Santana.

Vírus superior

A covid-19 não está pra brincadeira. Gente forte da direção do IFCE entrou no regime de quarentena porque um parente pegou o vírus. Ainda bem que as aulas ocorrem nessa Instituição de forma remota.

Reitoráveis

Falando em IFCE, estão abertas, a partir de hoje, as inscrições para o cargo de reitor da Instituição. Pelo edital, prazo vai até amanhã. Quatro nomes devem se habilitar: João Tavares, Wally Menezes, Geraldo Freitas e Júlio César.

Natureza

Espécies como o veado-mateiro, que estava ameaçado de extinção, podem ser vistos no Refúgio Vida Silvestre Periquito Cara-Suja, (Guaramiranga). A área, um pedaço de Mata Atlântica, virou unidade de conservação.

SOBE - Corpo de Bombeiros que, de forma heroica, combate as queimadas no Interior. De janeiro até agora, mais de 1.400 ocorrências.

DESCE - Obras de reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel. São mais de seis anos e nada de reinauguração. Que parto!

HORIZONTAIS - A Companhia Docas do Ceará confere, hoje e amanhã, a Nordeste Export, evento promovido, virtualmente, pelo Porto de Suape (PE). Logística portuário em debate. /// A Greenlife cancelou a inauguração de academia de alto padrão do grupo, que ocorreria hoje no BS Design. Decreto estadual proibiu atos nesta pandemia. /// Chiquinho Feitosa, presidente do DEM/CE, recupera-se de Covid-19. /// Lauro Chaves Neto, economista, fala às 8h de amanhã, na sede da Face, para membros do Agropacto, sobre "Reforma Tributária e Agronegócio". /// Só lembrando: "Bom dia para o pessoal do Ministério Público Eleitoral, já com tanto trabalho por causa dos teimosos nesta Covid-19."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?