Logo O POVO+
Pacientes com lúpus receberão protetor solar
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pacientes com lúpus receberão protetor solar

Tipo Opinião

Pacientes portadores de lúpus com definida fotossensibilidade receberão protetor solar na rede municipal de saúde. Ao todo, cerca de 1.000 pessoas com a doença serão beneficiados, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Sociedade Cearense de Reumatologia.

Esses pacientes, que fazem tratamento no HGF, Hospital César Cals, Albert Sabin e HUWC, receberão mensalmente um frasco de protetor solar com fator de proteção 30, adquiridos pela PMF. Serão entregues nas 15 farmácias polos. É só o paciente levar prescrição médica, comprovante de endereço e documento original com foto.

O protetor solar é fundamental uma vez que, mesmo quando o paciente atinge a remissão, que é o controle total da doença, precisa ter essa proteção porque os raios UVB e UVA e a iluminação de ambientes internos podem desencadear um processo inflamatório autoimune e fazer com que a doença retorne. No Brasil, há 8,7 casos para cada 100.000 pessoas por ano.

É de casa

O senador Cid Gomes (PDT) gravou vídeo pedindo votos para o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), que postula reeleição. Destacou que ele foi o primeiro gestor desse município a conseguir empréstimo internacional "que deve mudar a face de Caucaia".

Economia

O Bradesco anuncia: vai fechar, até o fim deste ano, 1.100 agências. A ordem é economizar, com o corte, cerca de R$ 879 milhões. Muitas agências serão transformadas em unidades de negócios. Efeito Pix, bitcoin e a economia digital sem cobrança de taxas.

Sem ópera

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio visitaram ontem obras da Estação das Artes (Centro), complexo cultural que terá pinacoteca, polo gastronômico, salas de exposição e sedes da Secult e Iphan. Que não demore como a Biblioteca Pública.

Máquina quente

Secretário Zezinho Albuquerque
Foto: JUNIOR PIO/ DIVULGAÇÃO
Secretário Zezinho Albuquerque

O secretário estadual das Cidades, o deputado Zezinho Albuquerque, já visitou 114 municípios. Com ele, o presidente estadual do PP, deputado federal AJ Albuquerque, que é seu filho. O partido deve sair bem robusto das próximas eleições.

174

Areninhas conta hoje o Ceará. No Interior, 112 e na Capital, 62. Sem dúvida, atrativo maravilhoso para a juventude, que também vota.

Finalista

O projeto "Conta pra mim", do Curso de Design da UFC, está entre os finalistas do III Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. O projeto utiliza materiais simples com base num inventivo sistema hidráulico buscando rever o modo de brincar.

Artistas

Bem aqui pertinho, no Eusébio (RMF), o prefeito Acilon Gonçalves (PL/DEM) promete, em campanha de reeleição, construir um centro de eventos. Já o seu adversário, Mauro Ramalho (PSD), registrou, entre propostas, construir o teatro municipal.

Tarifa 2021

A Arce inicia, a partir de amanhã, audiência pública na modalidade intercâmbio documental. Vai até dia 15, com o objetivo de aprimorar a minuta sobre revisões das tarifas do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros para 2021.

Togas 2021

Será dia 4 de dezembro, às 17 horas, pelo canal Youtube do TRT-7, a posse da nova cúpula do TRT -7ª Região. Assumirão a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante como presidente, a desembargadora Fernanda Uchoa na vice, e Paulo Botelho como corregedor.

O que virá?

Será divulgada hoje à noite a nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha das eleições em Fortaleza. Também hoje, às 18 horas, debate para Prefeitura de Caucaia, na rádio O POVO/CBN (FM 95,5)

SOBE - Caso Mariana Ferrer será apurado pelo CNJ e outros organismos. Ganhou repúdio dos congressistas e do Ministério da Mulher.

DESCE - Caso Mariana Ferrer que, em audiência on-line, expôs quão de machismo ainda persiste no âmbito da Justiça deste País.

HORIZONTAIS  - O Centro Dragão do Mar celebra o Dia Nacional de Cultura com a exposição "Memórias da Marcha Tremembé - projeto Tapuyas do Siará" no www.dragaodomar.org.br. /// O Cidadania estima fazer três vereadores em Fortaleza, informa seu presidente, Alexandre Pereira. /// A cantora e compositora cearense Marivalda Kariri comemora este Dia Nacional da Cultura com a live "Marivalda Kariri, a caminho dos 80 anos de vida e 68 de arte". /// Só lembrando: "Essa eleição dos EUA lembra um parto na montanha... russa."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?