Logo O POVO+
Pandemia: Ceará é 2º do País na venda de antidepressivos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pandemia: Ceará é 2º do País na venda de antidepressivos

Tipo Opinião
Antes do lockdown, missas já aconteciam em horário restrito. (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Antes do lockdown, missas já aconteciam em horário restrito.

A Covid-19 impôs o isolamento social, que impactou todos os brasileiros, de acordo com levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácia e a Consultoria IQVIA. Ficar trancado em casa e, ainda, sob o impacto da crise econômica provocada pela pandemia, fez aflorarem sentimentos como o medo e a solidão, que acabaram levando a problemas como insônia, depressão e ansiedade. Em 15 estados pesquisados, o crescimento da venda de antidepressivos extrapolou, beirando os 30% em algumas unidades da federação. O Ceará foi o 2º colocado no ranking de estados com os maiores aumentos. Havia uma tendência de queda até 2019, mas as vendas ganharam impulso no ano da pandemia. Enquanto entre 2018 e 2019 foi registrado um aumento de 7%, no período de 2019 a 2020 a variação foi de 29%, três vezes maior. A depressão está entre nós.

Leia também | 

Venda de medicamentos para depressão cresceu 17% com a pandemia

Veja em que casos será permitida a circulação de pessoas durante o lockdown em Fortaleza

 

Dose necessária

O Coletivo Médicos em Defesa da Vida e pelo SUS manifestou total apoio ao lockdown decretado pelo governador Camilo Santana. O infectologista Roberto da Justa falou em nome do grupo: a medida é acertada e conta com respaldo da Ciência.

Dose atrasada

Para o ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sérgio Frota, o lockdown do governador chegou muito tarde e não deverá resolver. Ou seja, o vírus já circula em velocidade de Ferrari, enquanto a vacina chega a passos de tartaruga.

Na defensiva

Com o novo decreto do lockdown valendo a partir de hoje, entra também a vigência da liberdade de circulação da Advocacia, já que pessoas serão presas e estabelecimentos poderão ser fechados. O pleito foi da OAB do Ceará.

Fortaleza em 3 de fevreiro de 2020, O governador Camilo Santana, o prefeito Jose Sarto e o secretario de saude Dr Cabeto, anunciam lockdown no estado do ceara. (Foto Reproduçao)
Foto: Reproduçao
Fortaleza em 3 de fevreiro de 2020, O governador Camilo Santana, o prefeito Jose Sarto e o secretario de saude Dr Cabeto, anunciam lockdown no estado do ceara. (Foto Reproduçao)

Olheiras

Deu pra notar. O governador Camilo Santana está cheio de olheiras. Ou seja, não vem dormindo direito. A assessoria diz que ele tem ficado horas e mais horas no Abolição acompanhando tudo sobre a pandemia. Mas a preocupação é geral.

Nova sintonia

O jornalista Rafael Luís, ex-repórter especial do O POVO e ex-TV Jangadeiro, assume, a partir da próxima semana, como diretor da FM Assembleia. Já Fátima Abreu deixa o comando da emissora para turbinar com matérias especiais a Revista Plenário.

Classificáveis

A Universidade Regional do Cariri iniciará segunda-feira a matrícula dos alunos classificáveis do semestre 2020.1, dos campi Crato e Juazeiro do Norte. O atendimento remoto ocorrerá até o próximo dia 13, informa a Instituição.

Antes tarde...

Antes contrário à vacinação, o presidente da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, agora vestiu literalmente a camisa. Lançou campanha nas redes sociais em favor da vacinação como única saída para conter a crise provocada pela pandemia.

73

por cento dos trabalhadores brasileiros preferem não trabalhar em tempo integral nas próprias casas, segundo pesquisa da consultoria Consumoteca. Mas a pandemia...

Reforço

A Prefeitura de Caucaia adquiriu duas novas ambulâncias. Uma vai para o Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, que atende em média 200 ocorrências/mês, e a outra é para o Hospital e Maternidade Santa Terezinha.

Terra nos pés

Mesmo com a pandemia, o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) emitiu, ano passado, 6.313 títulos de propriedade rural e realizou a entrega de 2.161. O dado consta no balanço que o órgão divulgou nesta semana.

Sobe

Governo do Estado, que baixou pacote de medidas em apoio ao setor de bares e restaurantes, com isenções e parcelamento de impostos. Ufa!

Desce

Governo do Estado, que demorou em adotar de vez novo lockdown. Tomava medidas à prestação, no que não ajudou no combate à contaminação da Covid-19.

Horizontais

A Prefeitura de Aquiraz criou o Auxílio Emergencial Municipal, com duas parcelas de R$250 para quem não está amparado por programas do Governo Federal e Estado. /// Em meio a esta pandemia, as mulheres cearenses estão tendo acesso a exames de mamografia? /// Acrísio Sena (PT) solicita que o Poder Legislativo trabalhe pró-carro pipa para atender municípios onde a seca já ameaça. /// Um lockdown com construção civil e indústria operando quer dizer o quê? Para alguns especialistas, que o vírus da Covid-19 continuará pegando carona em ônibus superlotados. /// Só lembrando: "Fique em casa, teimoso (a)!!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?