Logo O POVO+
Ceará tem estimativa de crescimento do PIB maior que projeção nacional
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará tem estimativa de crescimento do PIB maior que projeção nacional

Segundo o Ipece, o Estado deverá crescer este ano 3,55%, mas perda no ano passado foi de 3,56%
Tipo Notícia
Setor Agropecuário registrou boa evolução no PIB do Ceará (Foto: ETHI ARCANJO)
Foto: ETHI ARCANJO Setor Agropecuário registrou boa evolução no PIB do Ceará

O Ceará deverá ter um crescimento de 3,55% no Produto Interno Bruto (PIB), este ano, segundo dados apresentados nesta terça-feira (23) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A estimativa é superior à projeção nacional, de 3,23%, de acordo com o Relatório Focus do Banco Central do Brasil.

Apesar da boa expectativa, o Estado teve no ano passado uma redução de 3,56%, em relação a 2019, desempenho melhor que o apresentado no Brasil no mesmo período, diante da queda de 4,1%.

Dos três setores que compõem o PIB – explica o analista de Políticas Públicas Nicolino Trompieri, a Agropecuária cearense, em 2020, apresentou excelente resultado, fechando com crescimento de 10,31%, enquanto que o índice nacional ficou em 2%. O de Serviços registrou queda de 3,60%, mas inferior que o desempenho brasileiro, de menos 4,5%. A Indústria obteve índice negativo de 7,11% contra menos 3,5% do país. Vale observar que no terceiro trimestre de 2020 a Indústria cearense apresentou resultado de 40,59% em relação ao segundo semestre do mesmo ano. Os números foram divulgados virtualmente pelo Ipece tendo em vista a pandemia do coronavírus, procedimento adotado desde o ano passado.

O desempenho da economia do Ceará no quarto trimestre de 2020, com relação a igual período de 2019, passou por decréscimo de menos 0,17%, inferior a nacional, negativo de 1,1%. Na comparação, a Agropecuária estadual fechou em 1,58% (nacional passou por queda de 0,4%). A indústria cresceu 1,60% (a brasileira 1,2%), enquanto Serviços ficou menor em 0,57%, contra o desempenho negativo de 2,2% nacional. Já o PIB (de 1,37%) do quarto trimestre comparado com o trimestre imediatamente anterior (terceiro trimestre de 2020) obteve os seguintes resultados por setores no Ceará: menos 2,08 para a Agropecuária; 3,47% para a Indústria e 1,48% para Serviços.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?