O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) construiu mais 1.250 metros de gasodutos, desde o início da pandemia, com o objetivo de ampliar a oferta de gás natural canalizado para hospitais, fortalecendo a infraestrutura de atendimento hospitalar do Estado neste período. A ação mais recente ocorre hoje, quando a companhia assinará contrato para o fornecimento de 1.072 m³/dia de gás natural para o Hospital Materno Infantil da Unimed Fortaleza, que será o primeiro hospital cearense a ter um serviço de ar-condicionado movido pelo energético no Ceará. O gás natural canalizado será usado também na confecção de alimentos e aquecimento de água. O hospital tem início de operação previsto para janeiro de 2022. Até lá, a Cegás deverá construir uma rede de 600 metros de gasodutos em Pead (Polietileno de Alta Densidade) para atender esse equipamento.
Quem também utiliza gás natural, desde dezembro do ano passado, é o Hospital Fernandes Távora. A unidade oferece serviços de clínica médica, cirúrgica e obstétrica, mas que tem usado parte dos seus leitos para atender infectados pelo novo coronavírus.
Do presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo: "A parceria com os hospitais faz parte de uma estratégia da empresa de dotar com gás canalizado os equipamentos que atendem diretamente ou indiretamente vítimas do coronavírus". Reduzir custos é a ordem.
Artistas reclamam que a isenção do IPVA prometida pelo governo estadual não acontece na prática. Só vale para veículos registrados em nome do CNPJ e não para CPF. Isso exclui a maioria esmagadora dos que seriam beneficiados.
O senador Tasso Jereissati e a militante dos movimentos sociais Rosa da Fonseca (foto) têm, agora algo em comum. Os dois se vacinaram na mesma data. Ontem, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Com o tema "Energia Limpa: O Ceará na vanguarda da geração de energias renováveis", O POVO encerra hoje lives sobre a capacidade energética instalada no Estado. Às 18 horas, pelas redes sociais do O POVO (especiais.opovo.com.br/energialimpa).
O sistema penitenciário estadual registrou, até hoje, cerca de 400 casos de Covid-19, segundo o presidente do Conselho Penitenciário do Estado, Cláudio Justa. Ele comemora: foi pouco dentro de um contingente hoje superior a 23 mil detentos.
Cláudio Justa diz que esse quadro se deve à adoção rígida de protocolos sanitários implementados pela Secretaria da Administração Penitenciária."Projetava-se quadro difícil no início da pandemia, mas a testagem ampla, isolamento e desinfecção foram eficientes", diz.
Termina hoje o Encontro Estadual de Mulheres da Educação. Com debates a partir das 16 horas, via Youtube do Sinduece. O evento é bancado por 13 sindicatos, incluindo ainda Adufc e SindsIFCE e Andes. Trabalho acadêmico em tempos de pandemia entre os temas.
milhões de brasileiros sem água tratada e quase 22 milhões sem esgotos nas 100 maiores cidades. Aponta o novo Ranking do Saneamento, do Instituto Tratar Brasil.
O Coletivo Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS realizou ontem ato virtual protestando contra as 300 mortes por Covid-19 no País. Cobraram mudanças na política nacional de saúde e adiantaram: "Sem tratamento precoce, que não existe!".
Ceará, o segundo Estado que mais aplicou as vacinas recebidas. Só perde para São Paulo. Ufa!
Chanceler Ernesto Araújo, que continua ocupando o Ministério das Relações Exteriores. Até quando?
O compositor cearense Tiago Araripe, radicado em Portugal, está lançado clipe da música "Lugar ao Sol", com participação de Vânia Bastos. Em seu canal no Youtube. /// O cenário da Covid-19 no País está tão absurdo que até Arthur Lira, do Centrão, deu sinal amarelo para Bolsonaro. Mas pós-reunião com empresários. /// Pesquisa do Sebrae aponta: 77% das pequenas e microempresas continuam ativas no Ceará. Ou seja, foram criativas para sobreviver em meio a esta pandemia. /// Só lembrando: "Nada de feriadão. Fique em casa."
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.