Logo O POVO+
IFCE integrará "seleção brasileira" em competição internacional
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

IFCE integrará "seleção brasileira" em competição internacional

Além de vaga em mundial, equipe do IFCE foi medalhista de prata na etapa nacional
Tipo Notícia
Equipe do IFCE (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Equipe do IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) classificou-se como a melhor escola pública no International Young Physicists' Tournament (IYPT), conhecida como a “Copa do Mundo de Física”. Em competição realizada no fim de semana, a equipe do campus Juazeiro do Norte (Região do Cariri) ganhou a medalha de prata e ainda teve um de seus integrantes escolhidos para integrar a equipe que representará o Brasil no mundial do torneio, na Geórgia, informa a assessoria de imprensa do Instituto.

Foi o melhor resultado de uma escola pública cearense na competição, fruto de muito trabalho, segundo o professor Maurício Almeida, orientador da equipe do IFCE. “Estamos muito felizes, esse é um trabalho de longa data e fomos amadurecendo a cada ano. Começamos com uma menção honrosa, depois uma medalha de bronze e agora uma de prata, além da honra de garantir uma vaga no mundial”, celebrou

A equipe “Se um Feynman der match, não o Descartes”, que também foi premiada na categoria melhor nome de equipe, é composta pelos estudantes Marcos Vinícius Olegário, Letícia Vieira, Emanuel Oliveira e Luiza Vieira, orientados pelos professores Maurício Almeida e Rodrigo Queiros de Almeida. Eles fazem parte do grupo de alunos que integram o projeto Comitê Olímpico Institucional (COI) do campus Juazeiro, que prepara estudantes para participação em olimpíadas do conhecimento.

Rodrigo destaca que, mais uma vez, a instituição recebe o prêmio de melhor escola pública a participar do torneio e pela primeira vez um estudante de escola pública conquista lugar na equipe que participará da etapa internacional. "Isso é um feito para o IFCE, graças ao empenho de estudantes, professores e também ao incentivo que a instituição tem dado a olimpíadas, feiras científicas, isso tem feito enorme diferença para os nossos resultados", disse.

Certame

A competição é dividida em três fases, no primeiro momento as equipes de todo o Brasil enviam a solução dos problemas que foram elaborados pelo comitê central, os problemas são resolvidos no laboratório e enviados, assim são selecionados os melhores projetos do país para disputar a segunda fase, que acontece em São Paulo. Desta vez, por causa da pandemia, a etapa foi realizada de forma remota. Cada uma das cinco melhores equipes do IYPT Brasil tem um membro como candidato ao Time Nacional.

A aluna Letícia Vieira, do curso de Eletrotécnica, representará a equipe do IFCE no mundial. "Me sinto muito realizada com esse resultado, é a prova de que todo trabalho duro que realizamos desde 2019 valeram a pena, os problemas que tivemos que resolver eram de uma dificuldade muito acima do nível do ensino médio, porém com muita pesquisa e trabalho em equipe resolvemos com excelência e conseguimos essa conquista", afirmou.

IYPT Brsil

O IYPT Brasil é uma competição científica para estudantes do Ensino Médio, a partir da qual é selecionada a equipe brasileira no IYPT, popularmente conhecido como "Copa do Mundo de Física". A nova etapa da competição se dará no período de 7 a 14 de julho de 2021, com a realização do 34th IYPT, em Kutaisi – Geórgia, com participação do IFCE na equipe brasileira.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?