Logo O POVO+
Fortaleza ganhará um Centro de Design
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Fortaleza ganhará um Centro de Design

A Estação das Artes contará com uma novidade: o Centro de Design do Ceará. O espaço também terá pinacoteca, museu ferroviário e espaço gastronômico
Fortaleza, Ce, BR 08.04.21- Aniversário de Fortaleza - Prédio do Porto Iracema no Centro Dragão do Mar durante a pandemia do coronavirus (Foto: Fco Fontenele/O POVO) (Foto: Fotos: FCO FONTENELE)
Foto: Fotos: FCO FONTENELE Fortaleza, Ce, BR 08.04.21- Aniversário de Fortaleza - Prédio do Porto Iracema no Centro Dragão do Mar durante a pandemia do coronavirus (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

A Estação das Artes, projeto ousado da Secretaria da Cultura do Estado e que tem obras com o objetivo de garantir a requalificação do Centro de Fortaleza, vai contar com uma novidade: o Centro de Design do Ceará, uma instituição que apostará na formação, criação e no empreendedorismo na área do design em termos multissetoriais e que nascerá já com um plano de gestão que seguirá o Selo da Unicef como Cidade Criativa em Design. O vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, e a Secultfor entraram como parceiros, informou o secretário da Cultura, Fabiano Piúba. Além do Centro de Design, a Estação das Artes contará ainda com pinacoteca, museu ferroviário e espaço gastronômico, tudo integrado ao Centro Dragão do Mar e à Biblioteca Pública Menezes Pimentel.

Abav 2022

Confirmado para outubro, em Fortaleza, no Centro de Eventos, o primeiro grande evento com a presença de público: o Congresso da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), que cumprirá todo protocolo sanitário. Mas restrito a mil participantes.

Em alta

Ainda no fim de outubro, haverá um outro evento do setor do turismo. Segundo a Setur/CE, o Festival Fortaleza do Turismo, que disponibilizará para o mercado o potencial de oportunidades de investimentos do ramo na capital cearense.

Turismologia

A Secretaria Municipal do Turismo inicia hoje, virtualmente, as atividades da Escola de Turismo de Fortaleza. O equipamento capacitará profissionais que têm contato com os turistas. Os primeiros alunos serão 240 guardas municipais que atuam na orla.

Made in Ceará

FORTALEZA,CE, BRASIL, 01.03.2021:  Dr. Cabeto, secretário de saude do estado. O POVO. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA,CE, BRASIL, 01.03.2021: Dr. Cabeto, secretário de saude do estado. O POVO. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)

Secretário da Saúde, Dr.Cabeto, aguarda definição do Ministério da Saúde sobre a inclusão do Capacete Elmo no protocolo nacional contra Covid-19. Desenvolvido no Ceará, o equipamento fez com que cerca de 60% dos pacientes não precisassem ser intubados.

Clima eleitoral

O governador Camilo Santana (PT) já recebeu, no Palácio da Abolição, 78 prefeitos e prefeitas. Está ouvindo reivindicações e adotando providências. Nesta semana, prosseguirá esse papo, que serve também para avaliar como anda o clima eleitoral de 2022.

Olho no futuro

O Colégio de Estudos Avançados da UFC participa segunda-feira do encerramento da Conferência Internacional Desirable Tomorrows (Amanhãs Desejáveis). Às 17 horas, no Youtube do fórum, promoção da UFRJ. Com os docentes José Carvalho e Aldo Ângelo.

Pelo social

O IFCE de Quixadá está ofertando 100 vagas para cursos técnicos gratuitos destinados a quem já concluiu o ensino médio. As inscrições devem ser feitas no portal Q-seleção. Com tal ação, o Instituto cumpre importante papel social no Interior.

Quem madruga...

Gorete Pereira, deputada . (Foto: Alexandra Martins/Câmara)
Gorete Pereira, deputada . (Foto: Alexandra Martins/Câmara) (Foto: Alexandra Martins/Câmara)

Voltou a ocupar uma assessoria especial no governo do Estado a ex-deputada federal Gorete Pereira que, como suplente, chegou a ocupar, por 120 dias, a vaga da petista Luizianne Lins. Aliás, Luizianne já começou a articular a sua reeleição.

Nada magnífico

Chama a atenção a divisão que se instalou até entre reitores das universidades cearenses. Contra medidas ou questionamentos acerca do governo Bolsonaro, sempre marcam presença UFCA, URCA, UVA, Uece e IFCE; a favor de Brasília, Unilab e UFC.

Sobe

Hemoce que, nestes tempos de pandemia da Covid-19, precisa, mais do que nunca, da doação de sangue. Hora de repor estoques.

Desce

Comissão Intergestores Bipartite , que retirou motoristas do transporte público no grupo prioritário da vacinação contra a Covid.

Horizontais

O Tribunal de Contas do Estado realizará amanhã uma sessão extraordinária da 1ª Câmara, na modalidade mista. A partir das 9h30min, com processos pendentes. /// Magazine Luiza cadastra currículos para futura seleção de pessoal (https://carreiras.magazineluiza.com.br/). /// O Mercado Central está abrindo às 8 horas. Já o Centro do Turismo só abre às 9 horas. Ambos vendem os mesmos produtos para um mesmo público: turistas. /// Só lembrando: "O que o ministro Queiroga vai dizer dessa vez na CPI da Covid? Sem intérprete."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?