Logo O POVO+
Lula ganharia de Bolsonaro logo no primeiro turno, diz pesquisa
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Lula ganharia de Bolsonaro logo no primeiro turno, diz pesquisa

A pesquisa também perguntou se os eleitores votariam com certeza ou poderiam votar ou se não votariam de forma alguma em determinado candidato
Tipo Notícia
Centro tenta quebrar possível polarização entre Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Centro tenta quebrar possível polarização entre Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 49% dos votos totais, segundo pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), ex-Ibope. Se considerados os votos válidos, o petista teria 56% das intenções e venceria já no primeiro turno. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), ficaria em segundo lugar, com 23% dos votos totais e 26% dos válidos.

A pesquisa avaliou também a viabilidade dos ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), bem como do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O pedetista tem 7% dos votos totais, o tucano Doria, 5% e o demista, 3%. Votos brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não responderam, 3%.

Pesquisa

O Ipec ouviu presencialmente 2.002 eleitores brasileiros em 141 cidades do País entre 17 e 21 de junho. A margem de erro de dois pontos percentuais.

Confira os números:


- 1º: Lula (49%)
- 2º: Bolsonaro (23%)
- 3º: Votos brancos e nulos (10%)
- 4º: Ciro Gomes (7%)
- 5º: Doria (PSDB): 5%
- 6º: Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
- 7º: Não souberam ou não responderam (3%)

A pesquisa também perguntou se os eleitores votariam com certeza ou poderiam votar ou se não votariam de forma alguma em determinado candidato.

Em Lula, 61% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar nele (11 pontos percentuais a mais que em fevereiro), 36% que não votariam de jeito nenhum (8 p.p. a menos), e 3% que não conhecem o suficiente ou não responderam.

Para Bolsonaro, 62% disseram que não votariam de forma nenhuma (6 p.p. a mais), 33% que votariam com certeza ou poderiam votar (queda de 5 p.p.) e 4% que não conhecem o suficiente ou não sabem (variação negativa de 1 p.p.). Confira os números:

Lula

- Votaria com certeza no candidato: 61%
- Não votaria de jeito nenhum: 36%
- Não conhece suficiente ou não respondeu: 3%

Bolsonaro

- Não votaria de jeito nenhum: 62%
- Votaria com certeza no candidato: 33%
- Não conhece suficiente ou não respondeu: 4%

(Agência Estado)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?