Logo O POVO+
Entidades se unem para criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Entidades se unem para criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados

Os descontos adicionais de 14% nas aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais do Ceará, que ganham a partir de dois salários mínimos, foi a principal pauta discutida
Tipo Notícia
Frente Cearense em Defesa dos Aposentados questiona descontos adicionais nos salários (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Frente Cearense em Defesa dos Aposentados questiona descontos adicionais nos salários

Com a coordenação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais (AAFEC), segue em curso de criação a Frente Cearense em Defesa dos Aposentados, iniciativa que pretende reunir diversos sindicatos e associações do Estado em torno das pautas de interesse dos servidores aposentados.

De acordo com o cronograma de reuniões, o segundo encontro acontecerá na quarta-feira (21), na AAFEC. A primeira reunião ocorreu na quarta-feira (14), com a presença de coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), entidade que representa cerca de 13 mil servidores administrativos da Educação.

Os descontos adicionais de 14% nas aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais do Ceará, que ganham a partir de dois salários mínimos, foi a principal pauta discutida. Além desse ponto, os participantes debateram sobre auxílio funeral, isenção total no imposto de renda para trabalhadores inativos que estejam na faixa etária de 70 anos e a redução da cobrança do referido imposto para servidores incapacitantes.

A precária situação financeira dos servidores aposentados também foi assunto no encontro. Todos concordaram e destacaram que o valor descontado nas pensões é prejudicial para a segurança financeira familiar, sobretudo daqueles que ganham dois salários. Ficou definido, ainda, que os advogados das entidades participarão da próxima reunião, a fim de orientar e esclarecer questões jurídicas.

“A ideia foi muito bem aceita pelas entidades presentes. A partir de agora, buscaremos trazer para a nossa Frente todos os sindicatos e associações que tenham diretoria de aposentados. Toda quarta-feira teremos reunião”, destaca o diretor de Aposentados do Sintaf, Jaime Cavalcante.

“Esse projeto será mais um degrau para debater as problemáticas vivenciadas pelos servidores públicos aposentados”, completou Rita Gomes, presidente da Asseec.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?