Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pastorais da Arquidiocese divulgam nota de apoio a Padre Lino Allegri

Ele foi alvo de protesto e críticas durante missa na Igreja da Paz
Tipo Notícia
PADRE LINO Allegri, alvo de ameaças por grupos bolsonaristas (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook PADRE LINO Allegri, alvo de ameaças por grupos bolsonaristas

As pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza estão divulgando nota de solidariedade ao, padre Lino Allegri, que foi alvo de protesto e críticas durante missa na Igreja da Paz. Ele leu nota da CNBB criticando o atual momento do País onde, neste clima de pandemia da Covid-19, já morreram mais de 540 mil brasileiros. Confira:

NOTA DAS PASTORAIS SOCIAIS DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
Em solidariedade ao Pe. Lino Allegri

"Felizes os perseguidos por causa da justiça,
por que deles é o Reino dos Céus." MT 5,10

As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Fortaleza – CE, vêm com preocupação e sentimento de eclesialidade e respeito, manifestar solidariedade ao Pe. Lino Allegri, diante do ocorrido no último 04 de julho, depois de missa celebrada na Igreja da Paz – Aldeota. Ofensas essas que voltaram a se repetir no dia 11, depois de leituras da Nota da CNBB sobre o momento atual brasileiro e primeira nota de apoio ao padre Lino Allegri, que teve centenas de assinaturas. As ofensas a este presbítero da Igreja que está em Fortaleza mostra com clarividência a rejeição ao modelo de Igreja em saída para as periferias (cf. Evangelii Gaudium, 49), ao modelo de Igreja participativa e da profecia que papa Francisco tanto deseja e que ele mesmo tem encontrado por parte do conjunto de muitos que se dizem “católicos” e mesmo de hierarquia e laicato, profundas dificuldades e rejeições, num verdadeiro “cisma branco” no interior dessa Igreja.

Estamos passando por um momento desafiador, de “grande estiagem”, porque mesmo com as inciativas do papa Francisco e suas palavras proféticas, muitos na vida de fé parecem ter grande saudosismo dos tempos de uma Igreja alinhada com os poderosos, omissa diante das injustiças sociais contra os pequenos e que parecia não fazer “política”. Não podemos deixar que a Igreja fique aprisionada aos gritos e vontade de quem quer “envelhecê-la, mantê-la no passado, torná-la imóvel” (Christus Vivit, 35). Como diz o canto de nossas celebrações: “Nosso Deus fica ao lado dos pobres, colhendo o que sobrou...”. Padre Lino Allegri é uma referência na Arquidiocese, tem uma história e compromisso social libertador na animação das CEBs da grande Barra do Ceará, na atuação junto à Pastoral do Menor, no Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e na Pastoral do Povo de Rua.

Apoiamos Pe. Lino Allegri e também o pároco da Igreja da Paz – Pe. Oliveira, que também tem sofrido ataques insanos e irresponsáveis. Conclamamos a todas e todos para “mantermos as lâmpadas acesas”, dizermos um NÃO às intolerâncias, violências, ao mesmo tempo que apoiamos e somos a favor da irrestrita apuração de quem nas redes sociais insiste em disseminar mentiras contra padre Lino e quaisquer outras pessoas defensoras dos direitos humanos, democracia e da justiça social..

Fortaleza, 20 de julho de 2021

Assinam a nota:

1 - Coordenação da Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza;
2 - Pastoral da Criança;
3 - Pastoral do Menor;
4 - Pastoral da Juventude – PJ;
5 - Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP;
6 - Pastoral da Pessoa Idosa – PPI;
7 - Pastoral Afro;
8 - Pastoral da AIDS;
9 - Pastoral da Saúde;
10 - Pastoral da Sobriedade;
11 - Conselho Indigenista Missionário – CIMI;
12 - Comissão Pastoral da Terra – CPT;
13 - Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP;
14 - Pastoral do Povo da Rua – PPR;
15 - Pastoral do Migrante;
16 - Pastoral Operaria;
17 - Pastoral Carcerária;
18 - Comunidades Eclesiais de Base – CEBs;
19 - Caritas Arquidiocesana de Fortaleza – CAF;
20 - Centro de Estudos Bíblicos – CEBI;
21 - Centro de Formação na Terra do Sol – CFTS;
22 - Juventude Missionária – JM;
23 - Movimento Igreja em Saída;
24 - Juventude Franciscana – JUFRA;
25 – Província de Fortaleza da Juventude Mariana Vicentina – JMV;
26 – Movimento Eucarístico Jovem – MEJ.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais