Logo O POVO+
Prefeitura abre inscrições para seleção de agentes escolares da Rede de Ensino
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Prefeitura abre inscrições para seleção de agentes escolares da Rede de Ensino

Prazo segue até quinta-feira (05/08); ao todo, serão mais de 1.300 vagas
Tipo Notícia
Hora da seleção (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Hora da seleção

A Secretaria Municipal da Educação inicia, nesta terça-feira, as inscrições para a seleção de agentes escolares. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, os candidatos interessados devem procurar a unidade escolar mais próxima para fazer a inscrição, que se encerrará na quinta-feira.

No total, serão mais de 1.300 vagas para agentes escolares, que atuarão nas ações para integração dos alunos, identificação de possíveis situações de abandono e apoio à gestão na rotina escolar. Os agentes receberão ressarcimento para as despesas necessárias para a realização das atividades, no valor de R$ 1.050,00, devendo respeitar a carga horária de 40 horas semanais. Os colaboradores devem assumir as funções ainda na primeira quinzena de agosto.

Processo seletivo

O processo seletivo dos profissionais será realizado pelas próprias unidades escolares em duas fases, classificatória e eliminatória, composta de análise de currículo e entrevista. O candidato deve ter, no mínimo, o ensino médio concluído e residir, preferencialmente, no bairro onde a unidade escolar está localizada. A convocação dos aprovados será feita pela escola, seguindo a ordem final de classificação.

Atualmente, Fortaleza dispõe de 36 agentes com foco na busca ativa, distribuídos entre seis distritos de educação. Com a seleção, os novos agentes atuarão no acompanhamento de alunos diretamente nas unidades escolares, onde estarão lotados, desempenhando, também, ações de suporte à gestão quanto à dinâmica e rotina escolar.

Entre as funções dos agentes estão: identificação dos alunos em situação de possível abandono e/ou não matriculados no turno regular e contraturno; apoio à escola no diálogo com a família ou responsáveis a fim de coletar informações sobre motivos da infrequência ou evasão escolar; colaboração em todo o processo de organização pedagógica e de rotina escolar da unidade de ensino; participação no processo de cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 no retorno presencial, entre outros.

A seleção de agentes escolares é uma das ações previstas no pacote Volta às Aulas da Rede Municipal de Ensino, divulgado pelo prefeito José Sarto, na última quarta-feira (28/07). Além dessa, outras estratégias foram divulgadas para garantir a retomada das atividades presenciais, prevista para iniciar no próximo dia 8 de setembro, de forma gradual e segura para toda a comunidade escolar. 

Confira o cronograma da seleção:

- 3 a 5 de agosto: inscrições nas unidades escolares
- 6 e 9 de agosto: análise de currículos e entrevistas
-10 de agosto: divulgação do resultado final

SERVIÇO

*Os editais estão divididos por Distrito de Educação e podem ser acessados no site https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/. O resultado será divulgado no dia 10 deste mês.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?