Logo O POVO+
OAB-CE requer retorno de atendimentos presenciais em reunião com a presidente do TJCE
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

OAB-CE requer retorno de atendimentos presenciais em reunião com a presidente do TJCE

Desembargadora Nailde Pinheiro afirmou que o teletrabalho é cada vez mais o futuro
Tipo Notícia
Desembargadora Naílde Pinheiro recebe em reunião a direção da OAB-CE (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Desembargadora Naílde Pinheiro recebe em reunião a direção da OAB-CE

A direção da OAB Ceará, formada pelo presidente Erinaldo Dantas, pela a vice-presidente Vládia Feitosa e pelo diretor de prerrogativas Márcio Vitor de Albuquerque estive reunida nesta quarta-feira (18), de forma presencial, com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro, e com o juiz Ricardo Alexandre.

Os advogados abordaram problemas de atendimento do Balcão Virtual, principalmente nas comarcas do Interior; dificuldade de acesso aos magistrados; necessidade de retomada do atendimento presencial no judiciário cearense; e a necessidade de melhoria com relação aos Alvarás criminais e cíveis, em função de problema não do Tribunal, mas junto à Caixa Econômica Federal.

Durante a reunião, Dantas explicou que há varas em que os juízes atendem excepcionalmente bem, mas ainda recebe relatos de que há muito o que melhorar. “O corregedor do TJCE, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, tem nos atendido muito bem. Temos levado dezenas de demandas para ele, mas no que tange ao Balcão Virtual, nossa sugestão é que o TJCE faça como a Justiça Federal, onde os juízes colocam um horário de atendimento e é marcado de forma automática com o link do(a) advogado(a)”, sugeriu.

Já a vice-presidente Vládia Feitosa disse que há um diálogo muito bom entre a OAB e o Tribunal, mas a prestação jurisdicional ainda não é a ideal. “Os advogados e advogadas que estão diariamente tentando contato, relatam que há varas que atendem imediatamente e outras não. Sugerimos a importância de haver um padrão de atendimento e que o Tribunal acompanhe essa atuação entre as varas”, afirmou.

A desembargadora Nailde Pinheiro afirmou que o teletrabalho é cada vez mais o futuro. “O CNJ determinou o Balcão Virtual, e tudo é muito novo. Estamos nos adaptando, mas os nossos números de produtividade provam que estamos melhorando. O nosso propósito é acolher, gerar uma transformação digital com aproximação. Estamos no Tribunal com uma comissão de retorno das atividades e, no final do mês de agosto, teremos uma reunião para avaliar esta questão. A presidência se compromete com a OAB para avaliar todas as principais dificuldades de atendimento e viabilizarmos essa possibilidade retorno presencial também”, destacou.

O juiz Ricardo Alexandre apresentou aos presentes o balanço dos atendimentos e garantiu que irá verificar as demandas apresentadas pela OAB. “Estamos com 98,9% de processos digitalizados”, afirmou.

Para Dantas, esse trabalho de digitalização do TJCE foi muito importante para o judiciário enfrentar a pandemia sem haver necessidade de interromper o trabalho da advocacia. Ele aproveitou a oportunidade para cobrar a retomada do atendimento presencial. Segundo o presidente da OAB-CE, no Interior, uma das maiores dificuldades são as comarcas vinculadas e sem juízes designados. “Se pudesse partir da presidência do Tribunal uma recomendação para os magistrados atenderem também as comarcas vinculadas, seria excelente”, disse.

O diretor de prerrogativas da OAB Ceará, Márcio Vitor de Albuquerque, propôs ao Tribunal um rodízio ou mesmo um início mínimo de atendimento presencial, que pelo menos contemple os(as) advogados(as). “O atendimento virtual não deve ser interrompido. O que continuamos solicitando é que o atendimento presencial também seja uma opção de acesso à justiça. Existem diversos tipos de situações que precisam de um atendimento presencial. É muito mais viável para o advogado criminalista, por exemplo, apresentar as situações delicadas no processo penal. O atendimento presencial faz muita diferença”, afirmou.

Ao final do encontro, ficou decidido que a OAB Ceará encaminhará um raio-X do atendimento do judiciário cearense, especificando a situação de cada comarca, cada unidade judiciária, cada vara, para que o Tribunal de Justiça possa tomar providências a fim de melhorar o atendimento à toda a advocacia do Estado.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?