Logo O POVO+
Sefaz espera boa arrecadação neste B-R-O-BRO
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sefaz espera boa arrecadação neste B-R-O-BRO

Tipo Opinião
Imagem divulgacao da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. (Foto Thiago Gaspar/Governo do Estado do Ceará) (Foto: Thiago Gaspar/Governo do Estado do Ceará)
Foto: Thiago Gaspar/Governo do Estado do Ceará Imagem divulgacao da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. (Foto Thiago Gaspar/Governo do Estado do Ceará)

A Secretaria da Fazenda está confiante de que a arrecadação estadual vai melhorar neste período do chamado B-R-O-BRO. De acordo com a titular da pasta, Fernanda Pacobahyba, apesar da pandemia da Covid-19, o setor vem conseguindo receber impostos e taxas dentro da regularidade. Mas ela diz que há uma ameaça que bate à porta: a volta da inflação. "Isso nos preocupa, porque a inflação ameaça e vem afetando diretamente as camadas pobres", afirma a secretária, defendendo que a reforma tributária, em tramitação no Congresso, possa sair e amenizar também esse cenário. Sobre o tema, ela informa que há sinalização pró-criação do Imposto de Valor Agregado (IVA), que substituiria o ICMS e o ISS, com a União, Estados e Municípios tendo, cada um, sua alíquota. A luta, no caso, é ganhar a queda de braço com a Receita Federal que é contra.

Sobre números

No ano passado, o Estado do Ceará deixou de arrecadar, por causa da pandemia da Covid-19, mais de R$ 1 bilhão. O dado consta no parecer prévio do TCE sobre contas do Governo. O parecer, aprovado com ressalvas, deverá ser endossado pelo Legislativo.

Ao trabalho

O governador Camilo Santana decidiu: segunda, véspera do feriado 7 de setembro, nada de ponto facultativo. Servidores terão trabalho normalmente. O TJ-CE também não terá ponto facultativo.

Além da Capital

Virou rotina briga entre facções criminosas. Não só mais na periferia de Fortaleza, com moradores, de vez em quando, em meio a tiroteios. Agora também no Interior do Estado. Como em Sobral, na noite da última terça-feira.

Além da Capital 2

Quem visita o Maciço de Baturité percebe que as facções criminosas também subiram a serra. Em meio à bela paisagem, aparece aqui e ali uma pichação do CV (Comando Vermelho). Nem as cisternas doadas pela oficialidade escapam desse registro.

Saudade

Deputados da base aliada de Camilo Santana já admitem a mudança de ritmo na gestão da saúde estadual. Osmar Baquit, um dos mais fiéis ao Governo, tem comentado com amigos que "Dr.Cabeto era muito duro, mas foi justo com todos nós."

Choque na memória

Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque pediu aos brasileiros que economizem energia. Isso faz lembrar a orientação do próprio ministro, no começo do governo, considerando o horário de verão de pouca efetividade para a economia no setor.

Fruticultura

O setor da fruticultura cearense está indo bem, apesar da pandemia. É o que diz Luís Roberto Barcelos (Agrícola Famosa), diretor da Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas (Abrafruta). Mas há uma preocupação para os próximos meses: escassez de água.

Inflação é…

O Procon Fortaleza divulgou pesquisa de preços feita nos supermercados com os 61 itens consultados mensalmente. De concreto, alguns alimentos e produtos variaram até 216,93% na tabela de agosto. Ou seja, o negócio é pesquisar, porque a coisa não está fácil.

1.877

incêndios florestais já foram registrados, neste ano, no Ceará. As altas temperaturas e ventos fortes também influenciam nesse cenário.

Ufa!!

Em meio aos números negativos como um todo, um setor, o varejista cearense, pelo menos, está comemorando crescimento de 2,5% nas vendas de junho em relação a maio. É a 3ª alta seguida, que coloca o setor como o melhor em termos de Estados no País.

SOBE - Solidariedade tocada por entidades populares, neste momento em que aumenta a linha da pobreza.

DESCE - Inflação, que bateu à porta sem dó. Com um agravante: nada de política econômica a curto prazo.

HORIZONTAIS - O Centro Dragão do Mar reabriu, para visitação pública, todos os seus museus. Seguindo, claro, protocolos sanitários relacionados à Covid-19. /// A Associação dos Servidores da Ematerce vai adotar energia solar. Um processo nesse sentido foi articulado pela direção da entidade. /// Correção. Jáder de Carvalho foi da Academia Cearense de Letras e não da Brasileira de Letras. /// Só lembrando: "E aí, já conseguiu pagar todas as contas do mês?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?