Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Estação das Artes terá o nome de Belchior

O espaço terá 67 mil metros quadros quadradados e o projeto está orçado em 63,7 milhões de reais
Tipo Opinião
Cantor e compositor Belchior  (Foto: Divulgação/TV CULTURA/)
Foto: Divulgação/TV CULTURA/ Cantor e compositor Belchior

.

Já está na Assembleia Legislativa uma mensagem do governador Camilo Santana (PT) batizando a futura Estação das Artes, em obras no Centro de Fortaleza, de "Antonio Carlos Gomes Belchior, ou simplesmente "Estação Belchior". A Estação das Artes, bom destacar, é um projeto orçado em R$ 63,7 milhões. O empreendimento, iniciado em agosto de 2019, é resultado da parceria entre o Governo e a Prefeitura de Fortaleza. Quando pronto, integrará a rede de equipamentos da Secult/Ceará. No local serão instalados o Mercado das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Estado, a sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), uma biblioteca, um centro de design e um museu. O equipamento ocupará área aproximada de 67.000 m². Sem dúvida, um belo projeto para eternizar um grande poeta revolucionário. Agora, é aguardar a data da inauguração.

Vice 2022

O presidente regional do PDT, André Figueiredo, avisa: o partido vai ceder a vice do seu candidato ao Governo para um partido aliado. "Mas não será o PT, que disputará com Camilo o Senado". De olho, estão o PSD e o lado não bolsonarista do PP.

Sem negacionismo

A Associação Médica Cearense realizará, a partir de amanhã, virtualmente, o XXXII Outubro Médico. O tema é "Saúde no Mundo pós-Covid-19". Reunirá cerca de 150 palestrantes e moderadores. A médica infectologista Melissa Medeiros preside o evento.

Saída

O Ceará registra hoje 208 casos confirmados da variante Delta da Covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, com três óbitos. A pasta reforça a tese de que a vacinação é a saída para que se tenha a volta da normalidade.

Mineirinha

Izolda Cela, vice-governadora, vem fazendo um trabalho político à mineira no que diz respeito à sucessão governamental 2022. Sem alardes, promove conversas, lives e tem no maridão, Veveu Arruda, e no cunhado, Luciano Arruda, dois dos seus maiores articuladores.

Mineirinha 2

O Cariri ganhará, na próxima sexta-feira, o Centro Socioeducativo Padre Cícero. Será a terceira unidade do gênero, com 90 vagas para adolescentes do sexo masculino em cumprimento de medidas socioeducativas. A vice-governadora Izolda Cela vai inaugurar.

Capacitação

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura iniciou a capacitação dos permissionários que atuam no calçadão da Beira Mar. É o curso Empreendedorismo e Gestão, tendo como instrutor o consultor Ernesto Antunes. Que aprendam também a cuidar melhor da orla.

Entrou de bico

O ex-governador Lúcio Alcântara está conversando com lideranças do Interior em favor da pré-candidatura do Capitão Wagner (Pros) ao Abolição. Junta-se assim ao que já fazem os também tucanos Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú, e Danilo Forte, deputado federal.

De molho

O secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, só vai decidir se deixa o PDT e finca pés no PP ano que vem. Vai aguardar o cenário 2022 e, principalmente, o rumo que o governador Camilo Santana adotará no processo eleitoral.

3

milhões de cearenses sobrevivem hoje com R$ 89,00 por mês. O dado oficial aponta para a dura realidade de que a pobreza aumentou no Estado.

Energia de futuro

Com apoio do governo estadual, a Editora Globo, através do jornal Valor Econômico, vai promover o Seminário Hidrogênio Verde no Ceará. O encontro, de forma híbrida, ocorrerá amanhã, das 9 às 12 horas, no Centro de Eventos. Na abertura, Camilo Santana.

Sobe

Estradas estaduais, que apresentam bom estado de conservação. O que deu para perceber na movimentação que se verificou no feriadão.

Desce

Dnit do Ceará, que não divulga mais, há muito tempo, seus planos de recuperação de rodovias. Aliás, anda muito estacionado.

Horizontais

O comércio de Fortaleza apresentou boa movimentação por conta do Dia das Crianças. Mas os percentuais não chegaram a dois dígitos. /// O prefeito Ivo Gomes (PDT) entregou ontem a Vila Olímpica de Sobral, uma das maiores do Estado. /// Os preços cobrado pelas barracas de praia andam nas alturas. Principalmente depois que voltaram a operar seguindo protocolos sanitários da pandemia. /// Só lembrando: "E aí, eleitorado, quem ganha com essa briga Ciro-Lula?"

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais