Logo O POVO+
Há 300 anos, o Império Russo era proclamado pelo czar Pedro, O Grande
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Há 300 anos, o Império Russo era proclamado pelo czar Pedro, O Grande

Ele ficou marcado pelo grande senso de justiça
Tipo Notícia
Pedro Alekseyevich Romanov era chamado de
Foto: REPRODUÇÃO Pedro Alekseyevich Romanov era chamado de "O Grande"

Não eram os 2,01 metros de altura que deram a Pedro Alekseyevich Romanov o título de “O Grande”. Mas, sim, suas atitudes. Czar por quase 43 anos, Pedro Romanov governou a Rússia com altivez, mas com grande senso de justiça.

Ao percorrer a Europa, por um ano e meio, Pedro se passou por marinheiro e até trabalhou como carpinteiro. Na Inglaterra, danificou móveis da casa de um aristocrata. Depois o compensou com um enorme diamante enrolado em um papel.

De volta à Rússia, Pedro quis expandir os domínios de seu castelo e passou a desapropriar terras. Até que esbarrou em um humilde agricultor, que prometeu recorrer à Justiça para que suas terras não fossem tomadas. Os soldados ficaram surpresos com o recuo do czar, diante do poder de Pedro sobre a justiça do país.

O czar então explicou que não temia exércitos furiosos, mas não ousaria enfrentar um homem com tamanha crença na justiça.

Detalhe – Um perfil muito parecido com nossos governantes, não acham? Principalmente aqueles que dizem “sabe com quem está falando”?

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?