Logo O POVO+
O urânio cearense e a defesa da natureza
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

O urânio cearense e a defesa da natureza

Políticos do PT e do Psol vão tentar regulamentar a exploração do minério com restrições visando à preservação do mei ambiente
Tipo Opinião
Presidenciável Ciro Gomes (PDT) (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Presidenciável Ciro Gomes (PDT)

As recentes articulações em torno da mineração de urânio no Ceará, em particular em Santa Quitéria (Zona Norte), estão mobilizando movimentos sociais e parlamentares para tentar frear a extração e o transporte de material radioativo no estado. Nesta semana, vereadores do Psol e do PT vão dar entrada, na Câmara Municipal, num projeto de lei que proíbe o transporte e o armazenamento desse tipo de material no âmbito do Porto do Mucuripe. A exceção fica apenas para fins de uso terapêutico e científico. Ao mesmo tempo, na Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (Psol) apresentará outro projeto prevendo restrições à exploração de urânio e de fosfato associado a urânio. A proposta estabelece que o empreendedor deverá apresentar à Semace e aos municípios envolvidos estudos técnicos garantindo que não haverá riscos à saúde humana e ambiental, às atividades agrícolas e aos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Sem Capitão

Doze presidentes das 16 subseções da OAB do Ceará anunciaram apoio à reeleição de Erinaldo Dantas. O pleito ocorrerá no próximo dia 17, no Centro de Eventos, e nas sedes das subseções do Interior do Estado.

Com Capitão

Na chapa de Sávio Aguiar, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace) e que disputa o comando da OAB, um dado: entre nomes disputando vaga de conselheiro federal está Kamila Cardoso. Ela foi a vice do Capitão Wagner na última peleja municipal.

Questão de Ordem

Cerca de 20 mil advogados estão aptos a votar na eleição da nova diretoria da OAB do Ceará. Um número dos mais expressivos, que movimenta três chapas em torno de uma entidade que tem enorme poder de influência junto à sociedade.

Presidenciável Ciro Gomes (PDT)(Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Presidenciável Ciro Gomes (PDT)

"Tomo de volta!" 

Do presidenciável Ciro Gomes (PDT), ao comentar possível privatização da Petrobras: "Se venderem, eu tomo de volta com as devidas indenizações." Para ele, Bolsonaro e Guedes planejam, com a atual política de preços dos combustíveis, privatizar a estatal.

Autonomia

Em sua Assembleia Geral realizada em Trindade (GO), a Congregação Redentorista decidiu criar mais três províncias no Brasil: Recife, Goiânia e Fortaleza. A condição de Província dá mais autonomia às ações redentoristas na Capital.

Ar da graça

O secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, esteve no escritório da TAP, na última semana. Tratou com a nova diretora da empresa no Brasil, Christine Ourmières, sobre ampliação dos voos Lisboa-Fortaleza e volto otimista. Hoje são só três frequências.

Ar da graça 2

Arialdo Pinho informa ainda que, no giro por São Paulo, conseguiu outra novidade na área: A Air Europa (Fortaleza-Madrid) e a KLM (Fortaleza-Amsterdã), deverão retomar suas operações a partir de junho de 2022.

64

por cento foi o aumento, neste ano, da instalação de kit gás natural nos carros do brasileiro. segundo a Fundação Getúlio Vargas. Eita, gasosa cara! 

Pelo impresso

Até 10 de novembro, alunos, profissionais e agências de publicidade e comunicação de todo o País podem se inscrever no site ovalordoimpresso.com.br para o I Concurso O Valor do Impresso". A realização é do Sindicato da Indústria Gráfica do Ceará.

Kardec brasileiro

O historiador Luciano Klein, presidente da Federação Espírita do Ceará, lançará, em breve, um livro biográfico sobre o médico cearense Bezerra de Menezes. A publicação promete ser a mais completa obra daquele que é considerado o "Kardec brasileiro".

Sobe

Instituto dos Cegos que, mesmo com alta demanda provocada pela pandemia da Covid-19, vem cumprindo a pauta de cirurgias. Principalmente de catarata.

Desce

Pobreza que, neste clima de pandemia da Covid-19, aumentou consideravelmente. E isso pode complicar, se não sair logo o Auxilio Brasil.

Horizontais

O ambientalista Marcelo Silva voltou a presidir o Partido Verde no Ceará. /// Nem tudo é economia de ar comprimido no Aeroporto de Fortaleza. Ainda neste ano, mais duas lojas vão operar na Praça de Alimentação: Vivenda do Camarão e Club do Café. /// O desembargador do trabalho Paulo Régis Botelho (TRT-7ª Região), primeiro da lista tríplice para ministro do Tribunal Superior do Trabalho, é, também, jornalista. /// Só lembrando: "Que bom que o TSE promete agir duro contra as Fake News em 2022."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?