Logo O POVO+
Ciro suspende pré-candidatura a presidente do Brasil
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ciro suspende pré-candidatura a presidente do Brasil

Pedetista quer que bancada do PDT reavalie apoio à PEC dos Precatórios
Tipo Notícia
Ciro Gomes (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Ciro Gomes

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, anunciou na manhã desta quinta-feira (4) a retirada momentânea de sua pré-candidatura, diante do apoio da maioria da bancada do partido na Câmara Federal à PEC dos Precatórios. Dos 24 parlamentares, 15 votaram com o governo, seis contra e três ausentes.

"Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição", postou Ciro Gomes nas redes sociais.

"Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo. Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas. Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional", completou.

Na madrugada de hoje, o texto foi aprovado em primeiro, por 312 votos a 144, podendo a votação ser confirmada em segundo turno ainda nesta quinta-feira.

Dos chamados partidos de esquerda, o PDT foi a grande surpresa, após a maioria da bancada ser convencida de alterações com relação às dívidas ao Fundef. O PSB deu 10 votos à proposta, mas outros 21 deputados federais votaram contra. Já o PSDB contou com 22 votos a favor e seis contra.

O deputado André Figueiredo (PDT-CE) saiu em defesa de Ciro. "Só tenham certeza de uma coisa: sou do PDT nacional, meu único partido, há 37 anos, e nunca o traí. Diferente de outros que se dizem arautos de uma pseudo moralidade e que estão prontos pra nos abandonar e ao nosso Ciro Gomes. A história dirá quem tem razão".

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?