Logo O POVO+
UFC cobra renovação de contratos com Prefeitura
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

UFC cobra renovação de contratos com Prefeitura

Complexo Hospitalar da UFC precisa renovar contratos com a Prefeitura de Fortaleza, para continuar atendendo pelo SUS. Os contratos vigentes terminam em 6 de desembro
Hospital Universitário Walter Cantídio no Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Hospital Universitário Walter Cantídio no Ceará

O Complexo Hospitalar da UFC responde hoje por 45% dos partos de alto risco e por um a cada quatro transplantes feitos no Ceará. Também é o único que trata de doenças raras de adultos por meio do SUS no Estado. Esses e vários outros serviços médicos, fundamentais para a saúde pública da população fortalezense e de todo o Estado, necessitam ter garantidos os recursos provenientes do SUS para que continuem a ser ofertados. Para isso, o Complexo precisa renovar a contratualização com a Prefeitura de Fortaleza, a repassadora desses fundos aos hospitais. Os contratos vigentes expiram em 6 de dezembro. São dois contratos: um para o Hospital Universitário Walter Cantídio e outro para a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, que compõem o Complexo. No momento, Prefeitura, UFC e Ebserh (empresa pública gestora dos hospitais da universidade) negociam a atualização dos valores. Como os termos são firmados a cada cinco anos, os recursos atuais se referem aos custos definidos ainda no exercício de 2016.

Reajuste

A atual negociação definirá o montante financeiro a ser repassado pelo SUS, por meio da Prefeitura, ao Complexo Hospitalar da UFC até 2026, daí a importância de se considerar a inflação registrada ao longo do período que passou. A UFC e a Ebserh aguardam por isso.

Maré mansa

O Porto do Pecém encerrou outubro com recorde em matéria de movimentação de cargas. Em 10 meses deste ano, o terminal já acumula fluxo de 18 milhões de toneladas e deverá fechar 2021 superando os 20 milhões de toneladas, o maior resultado de sua história.

Em alta

O setor supermercadista do Ceará e do País vai fechar o ano com crescimento acima de 10%. A informação é de Honório Pinheiro, controlador do Grupo Pinheiro Supermercados, adiantando que o segmento continuará nesse ritmo, apesar das oscilações da economia.

 

Presépios vivos

 Claudiana Monteiro, em cruzamento da Virgílio Távora
 Claudiana Monteiro, em cruzamento da Virgílio Távora (Foto: FABIO LIMA)

Diversas áreas do bairro Aldeota, principalmente, e os shoppings já se enfeitam para o Natal. Enquanto isso, nos principais cruzamentos da cidade e em vários pontos da periferia, muitas pessoas pedem comida. Ou expõem placas pedindo emprego.

Metonímias

O Governo Federal segue na linha do desmonte de narrativas. Já mudou o nome do Programa Minha Casa, Minha Vida e, agora, o Bolsa Família passa a se chamar Auxílio Brasil. Qual é mesmo o plano de gestão de Bolsonaro? Indagam vários leitores.

Alegrai 2021

Começa hoje, às 19h30, o I Alegrai - Seminário Espírita, com o tema "Família: o quê, para quê, para onde". O evento será exibido até quinta pelo YouTube no canal: https://www.youtube.com/AlegraiSeminárioEspírita. Com shows e palestras.

Crédito em dobro

Será no próximo dia 9, às 19 horas, no La Maison, a entrega do Troféu Lojista do Ano. Para Waldemir Rolim, controlador da Top Móveis (2020) ; e Gerardo Vieira, controlador do Center Box (2021). Quem confirma é o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante.

Hora da muda

Viveiros de Mudas do Cocó, no Adahil Barreto, são uma herança da ocupação do Cocó, quando ambientalistas ficaram contra a entrada do viaduto na área do Parque. O problema: é que faltam insumos para produção, em escala, das mudas para reflorestamento.

Educar é preciso

O Ceará está hoje entre os cinco estados brasileiros com o maior número de faculdades situadas no Interior. O dado foi divulgado pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, durante palestra-almoço para convidados na sede da CDL.

Para Mamíferos


A quinta edição da revista Para Mamíferos, de arte e cultura, será lançada na próxima quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Reitoria da UFC (Benfica). O projeto tem a coordenação do professor e jornalista Nerilson Moreira.

 Sobe

Casos da Covid-19 em Fortaleza, que, cada vez mais, estão em ritmo de queda. Por conta da vacinação. Mas todo cuidado é pouco.

Desce

Pefoce, que ainda não trata peritos adjuntos como são tratados, em termos salariais, peritos criminais. E ambos fazem a mesma tarefa.

Horizontais

A Praça dos Leões (Centro) voltou a pulsar vida. No feriadão, foi point da juventude. Mas bem que a turma podia respeitar mais protocolos sanitários. /// O gaitista Jefferson Gonçalves é uma das atrações do Canoa Blues 2021. Vai se apresentar dia 20, com o guitarrista Marcelo Justa, em Canoa Quebrada (www.canoablues.com.br). /// Mais de 22 mil advogados vão às urnas amanhã, no Centro de Eventos e nas sedes das seccionais da OAB/CE, escolher a nova diretoria da entidade. /// Só lembrando: "Bolsonaro, Lula, Ciro, Moro... cadê a terceira via mesmo?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?