Logo O POVO+
A tragédia da Reforma Trabalhista da Era Bolsonaro
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A tragédia da Reforma Trabalhista da Era Bolsonaro

Deputado aponta impactos negativos da reforma trabalhista e defende o fortalecimento dos direitos trabalhistas
Tipo Opinião
Acrísio Sena preside o Instituto Centec (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Acrísio Sena preside o Instituto Centec

.

Os quatro anos da Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017, nesta Era Bolsonaro, foram alvo de críticas por parte do deputado estadual Acrísio Sena (PT), também ex-presidente da CUT do Ceará. O texto prometia "simplificar" a legislação e alterou a Consolidação das Leis Trabalhistas em pontos fundamentais, tais como: férias, jornada de trabalho e contribuição sindical. "Na realidade, o que temos hoje é o crescimento do desemprego, da informalidade e precarização. São 14,1 milhões de desocupados, ou seja, 13,7% da população, segundo dados de julho do IBGE. Além disso, segundo Acrísio, a taxa de informalidade subiu para 40,8% e a renda real dos trabalhadores e das empresas despencou, com deterioração das relações trabalhistas.

Abolição

Para Acrísio Sena, é preciso abolir essa reforma e fortalecer direitos trabalhistas, criando um ambiente de segurança econômica, principalmente para as pequenas e microempresas. Ele reforça o discurso de várias entidades, inclusive de membros dos tribunais trabalhistas.

Pequenos negócios

Fortaleza será sede, nos dias 2 e 3 próximos, no Hotel Praia Centro, da XVIII Convenção Nacional da Micro e Pequena Empresa. Discutirá desafios do segmento. À frente, a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Fampec).

MPEs 2021

Na próxima segunda-feira, às 10 horas, em sua sede em Fortaleza, o Banco do Nordeste premiará as Melhores Micro e Pequenas Empresas do Ano. Quatro empresas cearenses estão nesse evento, que reconhece o empreendedorismo do segmento na região.

Primeira daa do Ceará, Onélia Santana, doa leite materno(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Primeira daa do Ceará, Onélia Santana, doa leite materno

Mamãe Noel

Em suas redes sociais, a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, expõe um bom exemplo: a doação de leite materno. A mãe de José, seu terceiro filho, contribui assim com a campanha para reforçar estoques dos bancos de leite da rede hospitalar.

Pela mulher

Em São Paulo, entrou em vigor lei que obriga síndicos dos condomínios a denunciar atos de violência doméstica. Com difusão, nos locais do prédio, de campanhas de alerta. Por aqui, algum parlamentar encampa esse projeto?

Sorriso em dobro

Na recente eleição da OAB/CE, teve gente obtendo vitória em dobro. Foi o ex-presidente da Ordem, Hélio Leitão, que conseguiu vaga como conselheiro federal e teve sua mulher, Christiane do Vale Leitão, ocupando a vice de Erinaldo Dantas.

Ufa!

Acabou o temor de extinção dos conselhos federais de profissões. Arquivado, por completo, o projeto de lei que trazia esse objetivo. A informação é de Rogério Cristino, membro do Conselho Federal da Administração.

Enxugando gelo

A Feira da Parangaba precisa ganhar um posto permanente do BPMA. Caso contrário, é continuar fechando os olhos para o tráfico de animais silvestres da fauna brasileira. Não adianta as blitzes uma ou duas vezes por ano. A saída é ter a PM na feira.

Novela

Ficou para janeiro a decisão sobre quem comandará o União Brasil, sigla que nasceu da fusão DEM-PSL, em apreciação no TSE. Prevê o deputado federal Heitor Freire, sem arriscar. "Sou amigo do Chiquinho Feitosa e do Capitão Wagner". Ambos disputam o trono.

28,5

bilhões de reais. Eis a proposta orçamentária do Ceará para 2022. A Comissão do Orçamento da Assembleia Legislativa debate prioridades. Amanhã tem encontro em Camocim.

Sobe

31º Cine Ceará, que começa hoje, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz. Sem dúvida, um dos festivais do gênero mais importantes do País.

Desce

Nova variante da Covid-19, que vem preocupando a Europa. A comunidade científica está surpresa com o ritmo das mutações.

Horizontais

A Prefeitura de Boa Viagem vai entregar hoje, com cavalgada, o novo matadouro municipal. Segundo o prefeito, Regis Carneiro, moderno e cumprindo todos os protocolos sanitários. /// O senador Eduardo Girão foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito da AGU. "Por ações de combate à corrupção", justifica o órgão. /// "Transversais", do jornalista Émerson Maranhão, ganhou Melhor Roteiro e Melhor Filme brasileiro no XV Festival For Rainbow de Cinema pela Diversidade Sexual e de Gênero. /// Só lembrando: "Como vai a obra de duplicação da Avenida Sargento Hermínio?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?