Logo O POVO+
Ceará é o 2º do NE com jovens empreendedores
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará é o 2º do NE com jovens empreendedores

No ranking nacional, o Estado ocupa a sexta posição em número de empresas comandadas por jovens até 24 anos
Tipo Opinião
CAPA - Reuniões virtuais (Foto: OP+)
Foto: OP+ CAPA - Reuniões virtuais

.

O Ceará é o segundo do Nordeste em número de empresas comandadas por jovens com até 24 anos. No ranking nacional, ocupa o sexto lugar em porcentagem de empreendedores jovens. Esses dados constam no estudo "Empreendedorismo Jovem no Brasil", realizado pelo Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. No segundo trimestre deste ano, o Brasil possuía aproximadamente 1,9 milhões de empreendedores na faixa etária entre 18 e 24 anos, o que corresponde a 6,8% do total de empreendedores brasileiros. Cerca de 5% destes jovens estão localizados no Ceará. Apesar desse número relativamente pequeno, o percentual coloca o estado, no Nordeste, atrás apenas da Bahia, que concentra 7,4% do total de empreendedores jovens do País.

Queda

No ranking nacional, em primeiro lugar aparecem os estados de São Paulo (18,7%), Minas Gerais (9,7%) e Rio de Janeiro (8,0%). A pesquisa do Sebrae revelou também uma queda da participação dos jovens no empreendedorismo nos últimos cinco anos.

Pleito da PGJ

Marcada para sexta-feira a eleição da lista tríplice da qual sairá o novo procurador-geral de justiça do Estado. Dois candidatos estão na peleja: Manuel Pinheiro, que tenta reeleição; e o promotor de justiça Diassis Leitão.

Pelas mulheres

Tião Simpatia, escritor, músico e poeta, lança amanhã, às 15 horas, na Casa da Mulher Brasileira (bairro Couto Fernandes), o livro "A Lei Maria da Penha em Cordel". A obra, em sua 2ª edição, ganhou ilustrações do mestre Jô Oliveira e saiu pela Editora Imeph.

Governador Camilo Santana(Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Governador Camilo Santana

Comenda

O governador Camilo Santana receberá hoje, às 17 horas, em Brasília, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, principal honraria do Tribunal Superior do Trabalho. A solenidade será presidida pela ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do TST.

Água na fervura

O presidente do Sindiágua, Jadson Sarto, pede espaço para qualificar o novo marco legal do saneamento como uma "entrega dos serviços de água e esgoto a interesses da iniciativa privada". Ele diz que o senador Tasso Jereissati apoiou uma lei questionável.

Água na fervura 2

O STF, segundo Jadson, prossegue com o julgamento das Adis (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que contestam a Lei 14.206. Informa que esteve com o presidente do Supremo, Luiz Fux, com o deputado federal Dênis Bezerra (PSB), e apresentou preocupações.

Água na fervura 3

"Nos cinco continentes, não faltam casos de cidades que acumularam prejuízos econômicos e sociais após privatizarem os serviços de água e esgoto", diz Jadson Sarto. De acordo com ele, nos últimos anos, mais de 300 cidades reestatizaram o setor, após "enormes danos".

Autismo 2022

Fortaleza será sede do III Congresso Internacional de Autismos do Brasil. De quinta a sábado, no Shopping Benfica. Tema: "O Espectro da Saúde e Educação no TEA".

1

trilhão e 80 bilhões. Eis o que deixará de ser pago, até 2036, caso a PEC dos Precatórios passe como quer o governo. O levantamento é do deputado federal Mauro Filho (PDT).

Perda de tempo

Você conhece alguém que conseguiu ganhar alguma causa questionando uma multa aplicada pelo Detran ou AMC? O que se vê mais é indeferimento. A propósito: como vai a aferição dos fotossensores?

Sobe

Metrô de Fortaleza, rápido e geladinho neste calor de novembro-dezembro. Só precisava ter mais troncos pela cidade e mais ligado à RMF. Aliás, que obras lentas…

Desce

Vereador Ronivaldo Maia (PT), acusado de feminicídio. Que o caso seja apurado com todo o rigor. E sem corporativismos.

Leia também | PT suspende filiação do vereador Ronivaldo Maia

Horizontais

A Casa de Nazaré está precisando de fraldas descartáveis e material de limpeza. Para doar, é só ir à rua Padre João Piamarta, 465 (Bom Futuro), ou ligar para (85) 3494 6164. /// Na Praça do Ferreira a aposta ontem era saber por quanto tempo o PL vai aguentar Bolsonaro. /// Empresário José Ximenes (Super Frangolândia) recebe, às 19h do dia 9 próximo, no Sebrae, o Troféu Carnaúba. É a mais alta comenda da Associação Comercial do Ceará. /// Só lembrando: "Em política, principalmente no Brasil, não existe essa de café de graça."

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?