Logo O POVO+
Sindetran/CE acusa Seplag de preparar projeto de lei como se proposta fosse da categoria
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sindetran/CE acusa Seplag de preparar projeto de lei como se proposta fosse da categoria

Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará denuncia que governo teria armado proposta com grupo de servidores que não representaria a categoria
Tipo Notícia
Atendimento no Detran do Ceará (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Atendimento no Detran do Ceará

Em nota enviada à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE) acusa o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), de elaborar projeto de lei com propostas como se fossem sugeridas pela categoria.

Segundo o Sindetran/CE, as propostas teriam sido "construídas" por um grupo de servidores que não representariam os demais trabalhadores da área de trânsito do Ceará, o que fere os princípios constitucionais, que aponta a obrigatoriedade de "a presença do sindicato nas negociações de trabalho".

Confira a nota:

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (SINDETRAN/CE) repudia veementemente a ação antissindical do governo do Estado e da administração do DETRAN. A superintendência do órgão estava discutindo com o sindicato uma pauta que contempla todos os servidores, sobretudo aqueles que não tiveram reconhecimento no Plano da Cargos, Carreira e Remunerações, pleito autorizado pelo governador Camilo Santana desde fevereiro de 2018.

O sindicato foi surpreendido enquanto aguardava retorno dos gestores do órgão sobre os encaminhamentos, contudo, descobriu um projeto de Lei, que tramita na Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG) com autorização do DETRAN apresentada por um grupo de servidores que não representa a categoria.

É válido ressaltar que, esta ação além de antidemocrática fere princípios constitucionais - artigo 8°, inc VI, da Carta Magna - "é obrigatório a presença do sindicato nas negociações de trabalho". Assim, a coordenação do Sindetran/CE, entidade que representa os servidores, decidiu ouvir o próprio governador acerca do que ele autorizou em 2018 durante reunião com o Sindetran/CE.

O sindicato não pode aceitar com naturalidade um tratamento desrespeitoso com servidores que trabalham há mais de 40 anos e, exige seriedade para com os compromissos assumidos.

Dignidade e respeito para quem construiu a história do DETRAN/CE.

DETALHE - Um grupo de servidores questiona a postura do Sindetran e diz que possui apoio de mais de 70% do pessoal do órgão favorável ao pedido de parecer à Seplag. Destaca que esse pedido saiu de uma assembleia apoiada pela ampla maioria da categoria e repudia a postura da direção sindical.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?