O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) mandou nota à Coluna. Esclarece que os atendimentos na emergência pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) acontecem "com base em uma classificação de risco e uma estratégia Lean nas emergências, que define a ordem que os pacientes serão atendidos e o melhor fluxo." Destaca que, por ser um hospital de atenção terciária, a unidade recebe, diariamente, crianças e adolescentes de todo o Estado com demandas classificadas como médio e alto risco que necessitam de atendimento prioritário. "Porém, atualmente, cerca de 60% da procura poderia ser atendida nas unidades de atenção primária à saúde, desafogando a emergência." Diz mais: devido à altíssima demanda de pacientes com síndromes gripais, os atendimentos respiratórios na emergência do Hias aumentaram desde outubro, demandas essas que poderiam ser tratadas nos postos de saúde ou UPAs.
Quanto ao reajuste contratual reivindicado por pediatras de plantão, a Sesa informa que sua Coordenadoria de Gestão de Contratos ainda não recebeu processo referente a esse pleito da cooperativa pediátrica que atua na unidade.
Falando em gratificações, a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos médicos servidores do Estado aprovada em dezembro, pela Assembleia, virou alvo de queixa do sindicato da categoria. Principalmente no âmbito dos valores do benefício.
Houve um ganho de cerca de 22% somando salário e gratificações para os médicos servidores, mas o sindicato pede que a gratificação por insalubridade, cujo valor era fixo de no máximo R$ 235, passe a ser 20% sobre o vencimento base. A Assembleia aprovou 10%.
O PT, segundo o deputado Zé Airton, baixou uma resolução de não apoio à gestão José Sarto (PDT). Daí, ele estranha que Ilário Marques esteja assumindo como secretário dos Direitos Humanos da Prefeitura. Avalia que tenha sido apenas decisão pessoal.
A Prefeitura de Sobral baixou edital de concurso público para a Guarda Municipal. São 33 vagas - 31 para disputa ampla e duas para pessoas com deficiência, além de cadastro de reserva. Com inscrições até 15 de fevereiro. O salário é de R$ 2.266,59.
Há algo que chama a atenção de quem visita o Centro Dragão do Mar, que está operando e seguindo protocolos sanitários da Covid-19: o seu entorno. O cenário é de abandono, com direito a vários pontos de lixo. Sob clima de insegurança.
Vitória dos ambientalistas e do povo da cidade do Crato (Região do Cariri). A Justiça derrubou a lei, aprovada pela Câmara Municipal, que transformava a Zona de Proteção Ambiental das nascentes do Rio Batateiras em Zona Residencial. Ufa!
Seguindo todos os protocolos sanitários da Covid-19, haverá hoje sim, em Quixadá (Sertão Central), o tradicional Encontro dos Profetas da Chuva. São 26 deles, que farão suas previsões a partir da observação de fenômenos da natureza. Na Faculdade Cisne.
Leia também | Livro e documentário registram a memória dos profetas da chuva do Ceará
divórcios consensuais foram registrados no Brasil em 2021. Segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB).
A Associação Cearenses das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) está sob nova direção. Assumiu Afro Lourenço, assessor jurídico da entidade. Como vice-presidentes estão os empresários Dummar Neto (O POVO), Ruy do Ceará Filho e Ciro Tomaz.
Demitri Túlio, do O POVO, que continua liderando o ranking dos jornalistas mais premiados do Nordeste. Cabra bom!
Negacionistas, que continuam povoando as redes sociais de Fake News sobre vacinação. Desserviço à cidadania.
Hoje, a partir das 7 horas, tem a primeira edição do ano da Feira Agroecológica. No Parque Adahil Barreto. Produtos do campo a preços acessiveis. /// O deputado federal Danilo Forte (PSDB) virou um dos poucos parlamentares cearenses que tentam reforçar ações do Dnocs no Estado. Com aval orçamentário. /// O MPCE vai manter as atividades preferencialmente em formato remoto em virtude do aumento de casos de Covid-19 e surto gripal. /// Só lembrando: "E aí, você é um tarado por vacinas como diz Bolsonaro?"
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.