O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
A troca de material reciclado por bônus na conta de luz rendeu ao consumidor cearense um desconto de mais de R$ 1 milhão. Os dados são do programa Ecoenel, da Enel Distribuição Ceará, de janeiro a dezembro de 2021, que beneficiou cerca de 8,5 mil clientes cadastrados.
Segundo a empresa, o valor representa as mais de três mil toneladas de resíduos que foram descartadas nos ecopontos do programa e, em seguida, destinadas à reciclagem. De acordo ainda com a empresa, os resultados podem ser comparados à preservação de 24 mil árvores, na economia de 211 milhões de litros de água, captura de 9 toneladas de CO2 e economia de mais de 12 milhões de kWh de energia elétrica.
O Ecoenel é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e consiste na troca de material reciclado por bônus na conta de luz, aliando a formação de uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador, com foco na economia, na sustentabilidade e na conscientização da população. Entre 2019 e 2021, o Ecoenel concedeu mais de R$ 3,5 milhões de reais em bônus na conta de energia dos cearenses, beneficiando quase 95 mil pessoas e fazendo o descarte correto de 11,4 mil toneladas de resíduos. Com esses números, o programa contribuiu para preservar 82 mil árvores e economizar mais de 11,4 milhões de kWh de energia, impedindo que 32 mil toneladas de CO2 fossem lançadas no meio ambiente.
“Além do retorno financeiro para o cliente, o Ecoenel contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis”, comentou a responsável de Sustentabiliade na Enel Distribuição Ceará, Ana Cilana.
Segundo Ana Cilana, entre outras vantagens da reciclagem de resíduos, vale mencionar a recuperação de recursos naturais, a reutilização de materiais preciosos, o descarte correto e a diminuição da poluição.
Para participar do programa é simples. O cliente deve se dirigir a um ecoponto com a conta de energia e um documento com foto. Em seguida, o cliente recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa. Depois, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia do cliente ou na conta de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro, variando conforme a cidade e a empresa recicladora parceira. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
O cliente pode consultar seus bônus no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS, ou acessar https://ecoenel-ce.3e.eco.br/bonus.
Além de gerar bônus na conta de energia, o programa contribui com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com seis dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Enel coloca em prática uma iniciativa capaz de colaborar com a preservação do meio ambiente e contribui para impulsionar os ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, ODS 12 – Produção e Consumo Responsáveis e ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas. O Ecoenel foi eleito, em 2015, como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhado aos princípios do Pacto Global (United Nations – Global Compact) e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como Prática de Referência Ambiental.
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.