O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), com sede em Paris, destacou a cidade de Fortaleza pelas boas práticas de mobilidade urbana, em relatório divulgado este mês. A capital cearense foi ressaltada pelos projetos Esquina Segura, Praças e Calçadas Vivas, na publicação sobre as melhores experiências internacionais em soluções de Desenho Viário e Gerenciamento de Tráfego.
"São iniciativas que proporcionam inclusão social, priorizam o pedestre e reduzem acidentes. Parabenizo o compromisso das nossas equipes pelo excelente trabalho que vêm executando", comentou o prefeito Sarto.
"Nos últimos anos quebramos paradigmas na forma das pessoas se deslocarem pela cidade. Incentivamos a ocupação dos espaços públicos, priorizando pedestres e reduzimos acidentes ao reforçarmos a sinalização e fiscalização preventiva", destacou a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho.
Confira os projetos de Fortaleza, destacados pela OECD:
Esquina Segura
A intervenção inclui o alargamento de calçada exclusiva para pedestre e tem como objetivo reduzir a prática de estacionar nas esquinas, melhorar a percepção dos usuários acerca do limite de cinco metros e facilitar a visibilidade dos condutores, além de diminuir os riscos de acidentes.
Atualmente, mais de 400 cruzamentos de Fortaleza possuem o reforço da sinalização. De acordo com pesquisa da AMC desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto reduziu em 61% o número de acidentes com vítimas nos locais contemplados com a medida.
Além do destaque no relatório, o programa recebeu o Prince Michael International Road Safety 2021, a mais importante premiação que reconhece boas praticas para a promoção da Segurança no Trânsito. Nas palavras do Príncipe Michael de Kent, membro da família real britânica e que apresenta a premiação, o Esquina Segura é "um exemplo que deve ser replicado ao redor do mundo".
Praças e Calçadas Vivas
O projeto Praças Vivas consiste em um conjunto de intervenções de baixo custo que visa ocupar de forma democrática espaços da malha viária da cidade com requalificação e sinalização para a proteção dos usuários mais vulneráveis. O projeto é realidade em 13 bairros da Capital.
No caso das Calçadas Vivas, os pedestres são priorizados e conseguem caminhar de modo mais seguro devido à ampliação e requalificação das áreas de passeio. Na Rua Barão do Rio Branco, exemplo citado no relatório, o número de pedestres utilizando a pista reduziu em 92% após a intervenção. Os carros trafegando acima de 30km/h e 40km/h diminuíram em 65% e 84%, respectivamente. Tais indicadores mostram uma melhoraria na segurança viária da região.
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.