Logo O POVO+
Camilo entrega toda a Linha Sul do Metrofor… Ufa!
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo entrega toda a Linha Sul do Metrofor… Ufa!

Tipo Opinião
Com recursos garantidos, Estado busca concluir obras do VLT e linhas Leste, Oeste e Sul do Metrofor, na Região Metropolitana (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Com recursos garantidos, Estado busca concluir obras do VLT e linhas Leste, Oeste e Sul do Metrofor, na Região Metropolitana

O governador Camilo Santana vai entregar, dia 15 próximo, a última estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Será a 20ª, batizada com o nome de "Padre Cícero", situada na Avenida José Bastos (Bairro Damas). A estação é equipada com todos os itens dos sistemas de telecomunicações e de bilhetagem eletrônica presentes nas demais unidades, incluindo câmeras de monitoramento e central de acompanhamento das imagens. Além disso, estruturas de acessibilidade como elevadores, rampas de acesso e escadas rolantes proporcionam mais conforto aos passageiros. Com uma média mensal de 3,5 mil passageiros, a Padre Cícero foi bancada com verbas oriundas do tesouro estadual e financiamento da Caixa. Agora, é aguardar a outra ponta de um projeto que supera décadas.

Em nome do pai

A Defensoria Pública do Ceará vai manter o projeto "Meu Pai Tem Nome", que visa diminuir o número de crianças e jovens com ausência de pai no registro de nascimento. Mapeará cidades do interior e bairros da Capital que tenham alta demanda nesta questão.

Força feminina

Juazeiro do Norte possui a 1ª unidade da Votorantim Cimentos operada exclusivamente por mulheres. O Centro de Distribuição, inaugurado ano passado, tem capacidade de distribuir 20 mil t de produtos, o que inclui cimento da marca Poty e argamassas colantes Votomassa.

Sem licença

Continua sem licença o empreendimento "Fazenda das Águas", que promete residencial e área esportiva com campo de golfe incluído em ponto de Guaramiranga. Na Semace, ainda não chegou a solicitação do estudo, mas a propaganda continua na internet.

Bazar beneficente da Associação Peter Pan para angariar recursos
Foto: Divulgação
Bazar beneficente da Associação Peter Pan para angariar recursos

Hora do bazar

A Associação Peter Pan fará um bazar beneficente para angariar recursos. De 8 a 10 próximos, a partir das 9 horas, em sua sede na rua Alberto Montezuma, 350 (Vila União). A clientela encontrará uma seleção de produtos novos e seminovos a preços populares.

 

Entre dois amores

Entre os petistas entusiastas da pré-candidatura de Izolda Cela ao Governo está o deputado estadual Acrísio Sena. Tem, inclusive, prestigiado eventos da vice-governadora no Interior. Mas avisa logo: também não veta Roberto Cláudio, como alguns colegas do PT.

Inovação

O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria promoverão, quarta e quinta, o IX Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que irá debater a cultura inovadora. Em formato híbrido, com inscrições pelo https://www.congressodeinovacao.com.br.

Chá de Arruda

A nova diretoria do Sindicato dos trabalhadores de Asseio, Conservação e Limpeza Pública tem simpatias pelo nome do ex-titular da Secitece, Inácio Arruda (PCdoB), para a Assembleia Legislativa. Inácio, inclusive, prestigiou o ato de posse.

Nada republicano

Por falar em listas para escolha dos dois novos desembargadores pelo quinto constitucional, está pegando mal o uso de influência política, por parte de advogados, para pedir votos nesse processo. Eis o que se comenta nos bastidores do TJCE.

FORTALEZA, CE, 03-10-2021: Visita guiada na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). O espaço, que reabriu em agosto depois de passar seis anos fechado por causa de reformas, conta com vários setores em funcionamento. Obras raras, coleções cearenses e periódicos, por exemplo, podem ser lidos e alugados no equipamento cultural. A ideia é fazer uma visita guiada pelo local, para mostrar aos leitores as novidades, o catálogo, os ambientes de leitura (BARBARA MOIRA/ O POVO)
Foto: BARBARA MOIRA/ O POVO
FORTALEZA, CE, 03-10-2021: Visita guiada na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). O espaço, que reabriu em agosto depois de passar seis anos fechado por causa de reformas, conta com vários setores em funcionamento. Obras raras, coleções cearenses e periódicos, por exemplo, podem ser lidos e alugados no equipamento cultural. A ideia é fazer uma visita guiada pelo local, para mostrar aos leitores as novidades, o catálogo, os ambientes de leitura (BARBARA MOIRA/ O POVO)

Mudança de hábito

A Biblioteca Pública Estadual alterou horários de atendimento. Agora abre também no turno da noite e nos fins de semana. Segunda-feira, porém, fecha ao público para expediente só interno. Há pesquisadores, no entanto, reclamando.

Mudança de hábito 2

"As salas das obras raras e dos periódicos estão fechadas nos fins de semana. Tiraram um dia dos autênticos frequentadores da biblioteca e deram dois para os curiosos, além de mais trabalho para os servidores e contratados", lamenta o leitor J. Lucas, por exemplo.


SOBE

Zelensky, presidente da Ucrânia, que, via redes sociais, procura informar em tempos de guerra. Ao contrário de alguns que usam as redes para desinformar e manipular.

DESCE

Ibama do Ceará que, simplesmente, desapareceu do noticiário em se tratando de operações contra grupos que promovem crimes ambientais.

 

HORIZONTAIS

O Sindicato dos Fazendários do Estado lançará, dia 9 próximo, o Prêmio de Jornalismo Sintaf 2022. No auditório da Assembleia Legislativa. /// Morreu ontem o ex-prefeito de Tauá, Domingos Aguiar (91). Era pai do presidente estadual do PSD, Domingos Filho. // Em maio, a lei federal que homenageia Pinto Martins no Aeroporto de Fortaleza completa 70 anos. Ótima data para a Fraport retomar o nome oficial do terminal em sua fachada. Só lembrando: "Como vai ficar o Acquario do Ceará quando Camilo deixar o Governo?"

 

ACOMPANHE O ÚLTIMO CAPÍTULO DO PROGRAMA DEI VALOR

 

 

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?