O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
"Os espigões representam tanto a segurança das moradias, como a promoção de milhares de empregos que serão gerados. Agora sim, com recursos do município e do estado, a gente vai realizar o sonho da população do nosso litoral. Meu coração bate mais forte de emoção".
O depoimento é do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, nessa quinta-feira (31), durante o lançamento da ordem de serviço da construção dos três primeiros espigões do litoral, diante de um investimento de R$ 44 milhões, com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura de Caucaia. A solenidade contou com o governador Camilo Santana, com a vice-governadora Izolda Cela, com o vice-prefeito Deuzinho Filho, vereadores, lideranças comunitárias e população em geral.
"Uma conquista nossa, que faz cada dia mais termos orgulho ser de Caucaia. Agora, a requalificação do nosso litoral é uma realidade", completou Valim, ao lembrar que há décadas os comerciantes e os moradores do litoral sofrem com o avanço do mar, que já destruiu comércios e residências.
“Estou muito feliz em estar aqui hoje, dividindo essa alegria do Vitor e de vocês todos na ordem de serviço dessa obra. Eu sei que significa o sonho e o anseio da população, e que ela vai representar pra segurança das moradias, para o comércio, para o turismo, pra geração de empregos e oportunidades para as pessoas aqui de Caucaia”, disse Camilo Santana.
Para Evilázio Rodrigues, da Associação de Moradores do Icaraí, participar desse momento é de fato um sonho realizado. “Sentimento de esperança e confiança. Sabemos que vai trazer o turismo, a valorização dos imóveis, e vai trazer um desenvolvimento maior para todos que moram no litoral, assim como para toda a cidade”.
Já o proprietário de barraca José Ferreira, o “Gordin”, há quase 30 anos no comércio do Icaraí, chegou a pensar que os espigões fossem "negócio de política", assim como as promessas não cumpridas das gestões anteriores. “Mas quando eu vi que haviam pessoas técnicas envolvidas, pude ver que agora o negócio vai. O pessoal já tá querendo voltar a morar aqui. Só essa semana foram seis amigos meus. Chega eu fico arrepiado. O canteiro de obras já está ali”, comentou.
Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia
No total, o Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia prevê a construção de 11 espigões, e o investimento de cerca de R$ 174 milhões, com recursos da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado. A ordem de serviço da construção dos três primeiros espigões na orla do Icaraí acontece cinco meses após a assinatura de convênio entre as gestões municipal e estadual, e um mês após audiência pública, que reuniu moradores do Icaraí e técnicos, a fim de apresentar à população os documentos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e o Projeto Básico Ambiental (PBA) do Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia.
A obra representa a realização de um sonho dos moradores da região, que há anos sofrem as consequências do avanço do mar, que além de diminuir a faixa de areia na orla, impactando diretamente na economia local, danificou estruturas públicas e privadas, ameaçando comércios e moradias.
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.