Logo O POVO+
Energia eólica no Ceará gera maior demanda por mão de obra qualificada
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Energia eólica no Ceará gera maior demanda por mão de obra qualificada

Uma das maiores necessidades é de profissionais que atuam na manutenção dos parques eólicos
Tipo Notícia
Transição energética, economia do mar e economia criativa estão entre os temas centrais do evento (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Transição energética, economia do mar e economia criativa estão entre os temas centrais do evento

O aumento na produção de energia eólica no Ceará e o interesse d novos investidores no setor, exigiu uma maior demanda por mão de obra qualificada. Destaque no Nordeste na geração de energia eólica, o Ceará conta com capacidade instalada de 2.273 MW, em 92 parques eólicos. A região nordestina é responsável pela metade da produção no país.

A energia eólica tem contribuído nos últimos anos para o desenvolvimento regional, ao gerar emprego e renda para as famílias, além do fornecimento de uma energia limpa.

A atividade de construção é a maior geradora de empregos diretos, e há também grande potencial para a criação de empregos temporários para as comunidades onde o parque eólico s encontra em instalação.

Para Henrique Fairbanks, diretor administrativo da Airbox, o Ceará vive um grande momento com relação à produção de energia eólica, com a tendência de crescimento com a instalação de novos parques, inclusive onshore (dentro do mar).

"Nós temos as certificações necessárias e um centro de treinamento indoor para capacitar pessoas, gerar oportunidades e contribuir para o desenvolvimento do estado, formando mão de obra qualificada para atuar no mercado em franca expansão'', afirma Fairbanks, que ressalta que a empresa oferece solução em 360 graus nas áreas de: proteção respiratória, espaços confinados e trabalho em altura, além de acompanhar todos os processos para potencializar a eficiência dos serviços, desde a venda, locação e assistência técnica de equipamentos, até a capacitação e terceirização de mão de obra.

Sobre a AIRBOX
Com atuação no Brasil desde 2018 e com sede instalada em Fortaleza (CE), a Airbox tem os seus profissionais habilitados de acordo com os padrões e processos regidos pelas normativas do Ministério do Trabalho e homologados por órgãos como ANEAC, ABNT e GWO. A empresa conta com estrutura própria, moderna e segura para realização de treinamentos e cursos com os melhores profissionais em: acesso por cordas, basic safety training, resgate técnico em altura ou espaço confinado, brigada de incêndio, eletricidade, primeiros socorros, entre outros.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?