Logo O POVO+
PT vê críticas de Ciro como "desespero" por perda da hegemonia do eleitorado cearense
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PT vê críticas de Ciro como "desespero" por perda da hegemonia do eleitorado cearense

Partido minimiza fala do ex-ministro e ex-governador do Ceará em nome da manutenção da aliança que se estende há 16 anos no Estado
Tipo Notícia
Executiva do PT Ceará deu resposta unificada a Ciro Gomes (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Executiva do PT Ceará deu resposta unificada a Ciro Gomes

"Os ataques de Ciro Gomes ao PT somente se justificam como um ato de total desespero de um candidato que vê seu projeto pessoal de ser presidente do Brasil naufragar logo na largada da corrida presidencial de 2022. Inviabilizado no pleito presidencial, amargando uma terceira colocação em todas as sondagens feitas no Ceará".

A nota do PT do Ceará, emitida nesta quarta-feira (4), durante reunião da Executiva Estadual, miniminiza as críticas do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, feitas ontem (3), quando acusou que o partido possui um lado corrupto no Estado.

Para elaborar a nota, o PT se valeu de pesquisa interna Vox Populi, que apontaria Ciro na terceira colocação na preferência do eleitorado cearense, atrás de Lula e do atual presidente Jair Bolsonaro. Nas três oportunidades em que disputou o Palácio do Planalto, Ciro liderou a votação no Ceará: 2018 (Ciro Gomes 40.95%; Haddad 33.12%; Bolsonaro 21.74%), 2002 (Ciro Gomes 44.49%; Lula 39.36%; Serra 8.53%) e 1998 (Ciro Gomes 34.23%; Lula 32.84%; FHC 30.30%).

A suavização da fala de Ciro teve como objetivo a manutenção da aliança PDT/PT, que há 16 anos mantém quatro mandatos ao Governo do Estado. ... "temos de dar continuidade ao bem-sucedido Governo de Camilo e Izolda, não pode resultar da imposição de quem quer que seja, muito menos estar a serviço de ambições pessoais", disse o PT, ainda em nota.

A política no Ceará amanheceu na maior temperatura dos últimos anos, após a divulgação na noite dessa segunda-feira (2) dos números da pesquisa interna Vox Populi, encomendada pelo PT do Ceará. Encontros, desencontros, ataques, contra-ataques, acusações mútuas e indicação de rompimento entre PT e PDT esquentaram ainda mais os 31 °C que marcaram a manhã desta terça-feira (3) em Fortaleza.

Com números nada favoráveis à pré-candidatura Ciro Gomes, o Blog do Eliomar apurou que a pesquisa indica que o ex-ministro e ex-governador do Ceará poderá pela primeira vez perder a hegemonia do eleitorado no Estado, na disputa à Presidência da República, anteriormente consolidada em três eleições no primeiro turno: 2018 (Ciro Gomes 40.95%; Haddad 33.12%; Bolsonaro 21.74%), 2002 (Ciro Gomes 44.49%; Lula 39.36%; Serra 8.53%) e 1998 (Ciro Gomes 34.23%; Lula 32.84%; FHC 30.30%).

A nota chama ainda a atenção que "Ciro se volta para as eleições no Estado, com seu já conhecido ímpeto autoritário, buscando impor uma candidatura ao Governo do Ceará à sua imagem e semelhança".

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?