Logo O POVO+
Região Metropolitana vai ganhar um "Cinturão Verde"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Região Metropolitana vai ganhar um "Cinturão Verde"

O Governo do Estado e as prefeituras de Fortaleza e Eusébio fizeram parceria para a criação de um mosaico de unidades de conservação englobando o Parque do Cóco, Sabiaguaba (APA e parque) e Lagoa da Precabura
Tipo Opinião
Capivaras na Lagoa da Precabura, na área do município do Eusébio, na Avenida Maestro Lisboa. Eusébio-Ceará. 10/5/2021. Foto Demitri Túlio (Foto: DEMITRI TÚLIO)
Foto: DEMITRI TÚLIO Capivaras na Lagoa da Precabura, na área do município do Eusébio, na Avenida Maestro Lisboa. Eusébio-Ceará. 10/5/2021. Foto Demitri Túlio

.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e as prefeituras de Fortaleza e Eusébio já iniciaram os estudos para a criação de um mosaico de Unidades de Conservação na Região Metropolitana, que vai englobar o Parque Estadual do Cocó, a APA da Sabiaguaba, o Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba e a Lagoa da Precabura. “Já acertei com os prefeitos José Sarto e Acilon Gonçalves para estabelecermos uma gestão compartilhada entre Estado e Prefeituras. Queremos fortalecer as estruturas de proteção ambiental, criando um cinturão verde na RMF para proteger a fauna e flora, o que poderá inclusive englobar outras UCs de outros municípios”, avisa Artur Bruno, titular da Sema. 

Flora & Fauna

A Sema por sinal, abre, a partir das 9 horas de amanhã, no Parque do Cocó, a Semana da Biodiversidade. Com o tema “Conheça a Flora e a Fauna do Ceará”. Na programação, oficina sobre abelhas nativas e a exposição “Conheça a Flora e a Fauna”, no Cine Cocó.

Fermento

Ivens Júnior, dirigente do Grupo M. Dias Branco, vai receber, dia 26 deste mês, às 20 horas, durante festa no La Maison, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI. Trata-se da mais alta comenda dessa confederação. 

Vaivém 

O Aeroporto Internacional Pinto Martins conta com o novo serviço Airport Transfer, oferecido pela empresa ForYou Receptivo, no setor doméstico. Trata-se de uma opção regular de transporte para fazer o traslado de passageiros do aeroporto à zona hoteleira e vice-versa. 

Up Gamer+

Está no ar no O POVO+ a nova temporada do programa Up Gamer+, o programa comandado pelo jornalista Wanderson Trindade, que conversa com personalidades durante uma partida de jogo eletrônico. No episódio que estreou hoje, o humorista Victor Alen (foto). Vale conferir. 

Tô voltando 

O ex-governador Camilo Santana, com testagem negativa da Covid-19, vai retomar sua agenda pelo Interior, a partir da próxima semana. Na lista, títulos de cidadania e encontros políticos de quem está como pré-candidato ao Senado pelo PT. 

Na tropa 

O economista Marcos Holanda passou a integrar a equipe de técnicos que elaboram o plano de gestão do Capitão Wagner, pré-candidato a governador pelo União Brasil. Bom lembrar: ele foi presidente do BNB, indicado por Eunício Oliveira, dirigente do MDB. 

Empate técnico 

Quando o mote é quem vai disputar pelo PDT o governo, o que se sente no Palácio da Abolição é um clima de divisão entre os servidores. Há um grupo que torce por Izolda Cela e outro que quer Roberto Cláudio. 

Todo gás 

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, viajou para a Coréia do Sul, onde participará da 28ª Conferência Mundial do Gás, a partir de segunda. Apresenta ali o artigo “Maior fração de injeção de biometano em uma rede de distribuição de gás natural, no Ceará, Brasil”. 

Veia literária 

O livro ”Almeida: um combatente da democracia” será lançado hoje, às 10 horas, no Flórida Bar (Dom Joaquim, 68 - Centro). Organizado por Ivan Alves Filho e George Gurgel de Oliveira, tem o aval da Fundação Astrojildo Pereira, de Brasília. 

Mulher 2022 

A Escola Superior da Magistratura do Ceará apresenta a exposição “A Mulher nas Eleições”, no Museu da Fotografia. Segundo o diretor do organismo, o desembargador Luciano Lima, a mostra vai se estender por todo este semestre.

Sobe

Parque Adahil Barreto, anexo do Cocó, que virou ponto para piqueniques. Com feira do agronegócio nos fins de semana.

Desce

Parque Rio Branco (São João do Tauape), ainda sem grades de proteção, o que foi denunciado aqui há meses. Até quando?

Horizontais

 Ator Ari Areia apresenta hoje, em Quixadá, o monólogo “Expurgo”. No teatrinho da Fundação Cultural, às 18h30. Amanhã, no Outra Coisa Coletiva (Benfica), às 18h30. /// Será reinaugurada hoje, às 10 horas, a capela do Museu Comendador Ananias Arruda, de Baturité. Com missa presidida pelo Padre Luiz Furtado, sobrinho do comendador. /// Só lembrando: “No PDT, agora é assim… um por todos e todos por um?”

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?