Logo O POVO+
Pesquisa Datafolha: Lula lidera com 48%; Bolsonaro tem 27%, e Ciro 7%
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pesquisa Datafolha: Lula lidera com 48%; Bolsonaro tem 27%, e Ciro 7%

É o primeiro levantamento do Datafolha após a desistência de João Doria (PSDB). Petista abre 21 pontos percentuais de vantagem para Bolsonaro
Tipo Notícia
Ciro Gomes é pré-candidato a presidente pelo PDT (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR Ciro Gomes é pré-candidato a presidente pelo PDT

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 26,mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira, com 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada - quando o entrevistador oferece opções de nomes. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 27%. Desta forma, o petista abre 21 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece com 7%. Os demais nomes atingem, no máximo, 2% da preferência do eleitorado. Votos brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% disseram não saber em quem vão votar nas eleições de outubro.

Na espontânea - aquela em que os nomes não são lidos -, Lula chega a 38%, enquanto Bolsonaro tem 22%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

É o primeiro levantamento do Datafolha após o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deixar a disputa presidencial. Ele abriu espaço para a possível candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Os partidos que encampam este projeto de terceira via são MDB, PSDB e Cidadania.

Em relação à pesquisa anterior, feita entre 22 e 23 de março, Lula ganhou cinco pontos percentuais (de 43% para 48%), enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima (de 26% para 27%). Entretanto, de acordo com o instituto, a nova pesquisa não é diretamente comparável com a antiga, tendo em vista que foram aplicadas em cenários diferentes, excluindo nomes que deixaram a disputa - como Doria e o ex-juiz Sérgio Moro -, e incluindo pré-candidatos apresentados recentemente, como é o caso de Pablo Marçal (Pros).

O levantamento ouviu 2.556 eleitores com mais de 16 anos em 181 cidades do Brasil, entre quarta-feira, 25, e hoje. Contratada pela Folha, a pesquisa está registrada com o número BR-05166/2022.

Pesquisa estimulada
Lula (PT): 48%; Jair Bolsonaro (PL): 27%; Ciro Gomes (PDT): 7%; André Janones (Avante): 2%; Simone Tebet (MDB): 2%; Luciano Bivar (União Brasil): 1%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Pablo Marçal (Pros): 1%; Branco/Nulo: 7%; Não sabem/Não responderam: 4%. Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) 0 e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a um ponto percentual.

Agregador de Pesquisas O POVO
A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.

(O POVO Online / Repórter Ítalo Coriolano)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?