Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe-:Capitão Wagner, 38%; Roberto Cláudio, 28%; e Elmano, 13%
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pesquisa Ipespe-:Capitão Wagner, 38%; Roberto Cláudio, 28%; e Elmano, 13%

A pesquisa ouviu 1 mil eleitores por telefone entre 30 de julho a 2 de agosto em todas as regiões do Ceará
Tipo Notícia
Capitão Wagner, RC e Elmano na disputa (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Capitão Wagner, RC e Elmano na disputa

Saiu, nesta quinta-feira, o resultado da pesquisa Ipespe, contratada por O POVO, para o Governo do Ceará. Foram ouvidos mil eleitores, por telefone, de 31 de julho a 2 de agosto. A margem de rro é e 3,2 pointos para mais ou para menos.

Nessa pesquisa, o pré-candidato Capitão Wagner (União Brsil), com nome a ser homologado amanhã, na Fametro, lidera. Em seguida, aparecem os candidatos Roberto Cláudio (PDT) e Elmano (PT). Confira a estimulada: 

Capitão Wagner - 38%

Roberto Cláudio - 28%

Elmano de Freitas - 13%

A pesquisa foi contratada pelo O POVO e é a primeira a mostrar o cenário eleitoral do Estado após o rompimento entre PDT e PT.

Na sequência aparecem Zé Batista (PSTU), com 1%, e Serley Leal (UP) que foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto. A então candidata do Psol, Adelita Monteiro, constava entre os nomes apresentados durante a realização do levantamento, mas anunciou a retirada da candidatura na última quarta-feira, 3, após anunciar apoio ao PT. Chico Malta (PCB) constava na lista, mas não foi citado.

Eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 19%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta opções de candidatos. Há um empate técnico entre RC e DElmano pela margem de erro. Confira:

Capitão Wagner - 28%

Roberto Cláudio - 12%

Elmano Freitas - 8%.

Neste cenário, eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 48%.
O ex-governador Camilo Santana (PT) e a governadora Izolda Cela (PDT) foram citados na pesquisa espontânea, mas não são candidatos ao governo do Estado nas eleições deste ano.

Camilo Santana (PT) 3%*Izolda Cela (PDT) (1%)*Adelita Monteiro (PSOL) 0*Nenhum/Branco/Nulo: 3%Não sabe/Não respondeu: 45%

Adelita Monteiro (PSOL) era candidata ao governo durante a realização do levantamento, mas retirou-se da disputa e anunciou apoio ao PT. Os candidatos Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não foram citados

(Com O POVO Online)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?