O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), aprovou, por unanimidade, nesta tarde de segunda-feira, o tombamento do sítio arquitetônico do “Campo de Concentração do Patu”, situado em Senador Pompeu, no interior do Ceará.
A aprovação do processo de tombamento é resultado de uma parceria entre o secretário estadual da Cultura, Fabiano Piúba, o reitor do IFCE, Wally Menezes, o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, e o deputado estadual Acrísio Sena.
“Considero que é a memória de um fato histórico lamentável que não deve nunca mais se repetir. Além de isolados e confinados, os retirantes eram explorados como mão de obra escrava em obras públicas”, relata Acrísio Sena que também é historiador e vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa.
A solenidade contou com uma apresentação de instrução de Tombamento do Sítio do Patu, feita pela restauradora da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (COPAM), Jéssica Ohara, que aproveitou e fez uma breve explanação sobre a importância da conservação desse patrimônio histórico do Ceará. Esteve presente no evento, o secretário da cultura do Ceará, Fabiano Piúba; a coordenadora do Patrimônio Cultural e Memória da Secult, Cristina Holanda; o escritor e estudioso do campos de concentração, Valdecy Alves; o vice-prefeito de Senador Pompeu, Galba Carneiro; e a diretora do departamento de cultura de Senador Pompeu, Agna Ruth, junto com uma comitiva do município.
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.