Logo O POVO+
MPCE de olho nas facções criminosas nas eleições
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

MPCE de olho nas facções criminosas nas eleições

Tipo Notícia
Manuel Pinheiro, procurador-geral de Justiça do Ceará (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Manuel Pinheiro, procurador-geral de Justiça do Ceará

Trinta e dois novos promotores de justiça vão reforçar, a partir deste mês, a tropa que o Ministério Público do Estado mobilizará nas próximas eleições. Esse grupo foi aprovado em concurso público e deverá, segundo o procurador-geral de justiça, Manuel Pinheiro, integrar de imediato o esquema do MPCE para as próximas eleições. Nessa ação, 105 promotores de justiça atuarão nas zonas eleitorais, reforçado por promotores auxiliares, cobrindo assim todos os 184 municípios. A ordem desse contingente, segundo Manuel Pinheiro, é combater todo tipo de corrupção eleitoral. "Vamos estar atentos contra o abuso do poder econômico e político", destaca o titular da PGJ, adiantando que ações contra possível influência de facções criminosas nas eleições entram nas prioridades.

Oxigenação

A Diocese de Tianguá (Região da Ibiapaba) vai fazer um remanejamento na gestão das paróquias. O bispo Edimilson Neves Ferreira, que está preparando a ação, vem conversando com o clero. Mas o anúncio deve ser feito só no começo do próximo ano.

Cariri

Tudo pronto para o IV Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense. A promoção, da Associação Indígena Cariri de Poço Dantas-Umari e Urca, ocorrerá de sexta a domingo próximos, no distrito de Monte Alverne, no Crato.

Será?

O Ceará figura entre as quatro piores médias de arrecadação por cartório no País, ficando à frente apenas da Paraíba, Bahia e Alagoas. E 2,6 mil cartórios distribuídos no território nacional, em especial, situado nos distritos, dizem estar trabalhando no vermelho.

 

Regina Dias Branco(Foto: João Filho)
Foto: João Filho Regina Dias Branco

É massa!

É já que o Grupo M. Dias Branco faz coleção de medalhas da Fiec/CNI. O falecido Ivens Dias Branco recebeu a Ordem do Mérito e o filho, Ivens Júnior, também. Agora é a filha de seu Ivens. Regina Dias Branco receberá a Medalha do Mérito Industrial. Em novembro.

Carreata

O candidato a governador pelo PDT, Roberto Cláudio, iniciará hoje sua campanha de rua por Tauá (Inhamuns). Ali, haverá uma carreata, a partir das 17 horas, puxada pelo PSD de Domingos Filho, o vice. Com saída da Avenida Hélio Pedrosa Castelo.

Mudanças

O jornalista Denisio Pinheiro (PSDB) agora é candidato a deputado federal. Pedido de registro tramita no TRE. Na articulação, o senador Tasso Jereissati.

Por Moroni

O vereador Michel Lins, que preside o Cidadania de Fortaleza, desistiu de postular vaga de deputado federal. O partido concentrará esforços para eleger Moroni Torgan. Isso porque o parceiro PSDB vive briga jurídica. Tasso apoia RC e Chiquinho Feitosa quer Elmano.

Piso salarial

A governadora Izolda Cela (sem partido) sanciona hoje, às 9 horas, no Palácio da Abolicão, a lei estadual que garante o pagamento do piso nacional dos agentes de saúde do Estado, com efeito retroativo a maio de 2022.

Piso salarial 2

A lei estadual foi aprovada, na semana passada, pelo legislativo estadual. O ato promete ser dos mais concorridos, pois reunirá caravanas de prefeitos e prefeitas e secretários de Saúde, além de grupos de agentes de saúde de vários municípios.

Flash

O Museu da Fotografia Fortaleza oferece, dia 20 próximo, às 10 horas, a oportunidade para que visitantes conheçam a arte e trajetória de Boris Kossoy. Ele é fotógrafo e pesquisador no estudo da fotografia do Brasil. "Estranhamento" é a mostra, com a presença do artista.

 

SOBE

Passeio de barco pela Barra do Ceará que, no feriadão, ganhou bom destaque. Ocorre nos fins de semana, ao preço individual de R$ 30,00.

 

DESCE

Sistema financeiro nacional, que lucra muito, mas divide pouco. Nem campanhas de solidariedade vem patrocinando. E a miséria aumentou!

 

HORIZONTAIS

O candidato a deputado estadual pelo PT, DiAssis Diniz, inaugurou, no fim de semana, em Icapuí, o comitê pró-Lula dos pescadores artesanais da Praia de Redonda. /// Recadinho importante nestas eleições: assessor de candidato é assessor de candidato e não pode se confundir com militante. Porque, depois da campanha, volta a ser jornalista. /// As ciclovias de Fortaleza precisam de nova pintura. /// Só lembrando: "Aguenta abraços e tapinhas nas costas, eleitor! A campanha eleitoral começa hoje."

 

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?