Logo O POVO+
Cidades cearenses têm até 30 de setembro para responder questionário sobre Desertificação
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Cidades cearenses têm até 30 de setembro para responder questionário sobre Desertificação

O objetivo é avaliar a Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, em observância à Lei Federal nº 13.153/2015, que instituiu a Política Nacional de Combate à Desertificação (PNCD), sob os aspectos ambiental, econômico, social e cultural
Tipo Notícia
Queimadas intensificam processo de desertificação no Estado (Foto: Fco Fontenele)
Foto: Fco Fontenele Queimadas intensificam processo de desertificação no Estado

Os 171, dos 184 municípios cearenses, objetos de auditoria operacional por parte do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, devem responder, até o dia 30 de setembro, questionário eletrônico referente à Desertificação. Isso, para que o TCE finalize um um diagnóstico sobre questões relacionadas a meio ambiente, agricultura familiar, tecnologias sociais hídricas e desenvolvimento rural sustentável.

A medida foi publicada no Diário Oficial do TCE e assinada pelo presidente Valdomiro Távora (Ofício Circular nº 19/2022). A auditoria está acontecendo, de forma conjunta, com os Tribunais de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Paraíba (este último coordena a ação), sobre a supervisão do TCU, no âmbito da Rede Integrar. Só na Região Nordeste, 660 municípios responderão a pesquisa eletrônica elaborada pelos Tribunais.

O objetivo é avaliar a Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, em observância à Lei Federal nº 13.153/2015, que instituiu a Política Nacional de Combate à Desertificação (PNCD), sob os aspectos ambiental, econômico, social e cultural.

A escolha dos Municípios, objetos de auditoria, se deu diante do crescente processo de degradação ambiental que as terras do semiárido brasileiro têm apresentado [desertificação], e que vem prejudicando o solo, os recursos naturais, o bioma caatinga, bem como a qualidade de vida da população.

É importante que as Prefeituras atentem ao prazo e que as respostas permitam a análise do panorama de condições dos Municípios frente a temática da Desertificação.

O acesso ao questionário é realizado por meio de e-mail cadastrado no SIMWEB e/ou alterado no sistema do IEGM. Qualquer modificação dever ser encaminha ao endereço eletrônico desestificacao@tce.ce.gov.br, assinado pelo Chefe do Poder Executivo municipal.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?