Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe: no Ceará, Lula abre 29 pontos para Bolsonaro; Ciro fica com 15%
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pesquisa Ipespe: no Ceará, Lula abre 29 pontos para Bolsonaro; Ciro fica com 15%

Ciro e Lula oscilaram positivamente, enquanto Bolsonaro manteve o mesmo percentual
Tipo Notícia
Ciro Gomes, Lula e Jair Bolsonaro.  (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP Ciro Gomes, Lula e Jair Bolsonaro.

A quarta rodada da pesquisa Ipespe no Ceará, contratada pelo O POVO, mostra cenário de estabilidade entre os candidatos à Presidência da República que buscam o apoio do eleitorado cearense. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 53% das intenções de voto, com larga vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que registrou 24%. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) é o terceiro com 15%.

Simone Tebet (MDB), completa a lista dos presidenciáveis que pontuaram, com 2%. Os demais concorrentes não atingiram 1%. Os que disseram que votarão branco, nulo ou nenhum dos políticos foi 3%, mesmo percentual dos que não sabem ou não responderam.

Com relação à pesquisa anterior, Lula oscilou positivamente um ponto percentual, saindo de 52% para os 53% atuais. O pedetista também oscilou para cima, já que tinha 14% na rodada anterior e agora chegou a 15%. Bolsonaro manteve o mesmo número da série passada, assim como a emedebista.

Pesquisa Ipespe para presidente no Ceará (estimulada)

Lula (PT): 53% (+1%); Bolsonaro (PL): 24% (=); Ciro Gomes (PDT): 15% (+1); Simone Tebet (MDB): 2% (=); Soraya Thronicke (UB): 0 (=); Vera (PSTU): 0 (=); Constituinte Eymael (DC): 0 (=); Felipe d’Avila (Novo): 0 (=); Sofia Manzano (PCB): 0 (=); Brancos e nulos: 3% (-2; )Não sabem ou não responderam: 3% (=).

Simulação de segundo turno
O instituto também testou o cenário de um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados. Conforme o Ipespe, Lula está à frente de Bolsonaro com 69% das intenções de voto contra 27%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 3%, enquanto não sabem ou não responderam, 1%.

A distância entre ambos oscilou negativamente na comparação entre as quatro pesquisas. Bolsonaro saiu de 23% no primeiro levantamento para os 27% atuais. O petista, por sua vez, teve 68% nas três primeiras rodadas, antes de chegar ao último percentual.

Segundo Turno
Lula (PT): 69% (+1); Bolsonaro (PL): 27% (=); Brancos, nulos ou nenhum: 3% (-1); Não sabem ou não responderam: 1% (-1).

Para a quarta rodada da pesquisa, o Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Ceará, por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro. Foram entrevistadas pessoas com idade a partir de 16 anos, entre os dias 18 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,45%. A pesquisa pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05066/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o protocolo CE-04936/2022.

(O POVO Online / Repórter Israel Gomes)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?