Logo O POVO+
Artigo - O ocaso do triunvirato: Roberto Cláudio, José Sarto e Antônio Henrique
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - O ocaso do triunvirato: Roberto Cláudio, José Sarto e Antônio Henrique

"A vitória no pleito eleitoral de Fortaleza de 2020, sem dúvida foi o último trabalho conjunto do PDT, com o eleitorado lulopetista fortalezense", aponta em artigo o sociólogo e cientista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Tipo Opinião
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo

No final do ano de 2018, o vereador Antônio Henrique (PDT) era conduzido à Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, assim como também o seu principal aliado da política cearense, o deputado estadual José Sarto (PDT) era indicado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. O prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio (PDT), pela primeira vez iria eleger um deputado estadual do seu grupo político, com quase seis anos à frente da máquina administrativa da capital cearense: Queiroz Filho (PDT).

Os bons ventos eleitorais ainda se mantiveram favoráveis ao triunvirato (Roberto Cláudio, José Sarto e Antônio Henrique), todavia, a vitória no pleito eleitoral de Fortaleza de 2020, sem dúvida foi o último trabalho conjunto do PDT, com o eleitorado lulopetista fortalezense. O deputado estadual José Sarto não compreendeu a necessidade de fazer um elo com o palanque político do ex-presidente Lula (PT), no pleito eleitoral de 2022, para a renovação do seu pacto com o eleitorado lulopetista das periferias da capital cearense. O mesmo erro do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, no biênio 2021-2022: o vereador Antônio Henrique.

O ex-prefeito Roberto Cláudio não teve muita força política-eleitoral para impor o candidato à sua sucessão, à frente do poder executivo. Roberto Cláudio elegeu José Sarto como o seu sucessor na prefeitura de Fortaleza, contudo, não iria compreender a força do lulopetismo como o principal responsável pela vitória pedetista contra a frente oposicionista. Não foi consequência somente dos bons índices da gestão municipal perante a opinião pública fortalezense.

O prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), sem dúvida foi a única liderança do triunvirato que procura se recompor com o governador eleito, Elmano de Freitas (PT), como parceiro político-administrativo. José Sarto procura ser um novo membro da Frente Ampla pró - Lula (PT). A Consultoria LCFB recomenda a montagem de uma nova equipe de estratégia política ligada ao gabinete do prefeito de Fortaleza.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador e deputado estadual eleito, Antônio Henrique (PDT), deveria se aproximar do presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, para acompanhar o espaço na Esplanada dos Ministérios de sua agremiação partidária à nível nacional. Antônio Henrique poderia iniciar uma parceria com o André Figueiredo, para a reconstrução do trabalhismo cearense pró - Lula.

A Consultoria LCFB acredita na possibilidade da ida do ex-prefeito fortalezense, Roberto Cláudio (PDT), para PSD do ex-deputado estadual, Domingos Filho, para a reconstrução do seu grupo político. Roberto Cláudio poderia se beneficiar do espaço político - administrativo do PSD nacional, na Esplanada dos Ministérios, no próximo ano, com isso refazer o seu perfil, como membro da Frente Ampla Cearense Pró - Lula de perfil ideológico liberal. O robertismo sem o cirismo precisa montar uma equipe de estratégia política, com certa urgência.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e diretor-gerente da Consultoria LCFB

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?