Logo O POVO+
Elmano admite diálogo administrativo com Sarto
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Elmano admite diálogo administrativo com Sarto

A pauta inicial pode ser a tarifa zero para estudantes, que o prefeito José Sarto promete implantar em Fortaleza
Tipo Opinião
Governador Elmano de Freitas (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Governador Elmano de Freitas

.

O governador Elmano de Freitas (PT) se diz disposto a abrir o diálogo administrativo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). A reação veio quando indagado sobre o projeto da tarifa zero para alunos que Sarto promete implantar na cidade. Foi durante entrevista ontem ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares. Ele disse estar à disposição para conversar, pois tem igual estratégia prevista para toda a Região Metropolitana. Apenas Caucaia conta com esse sistema. Seria a primeira vez que Elmano e Sarto se sentariam à mesa, depois do resultado das urnas de 2022. Sarto, no entanto, ainda não sinalizou diálogo e, inclusive, não compareceu às cerimônias de posse e transmissão de cargo do petista. É que entre os dois, há um iminente fosso político chamado eleições de 2024.

Loira no pedaço

O prefeito José Sarto sonha com a reeleição e tenta recuperar a aprovação popular. O PT de Elmano deve disputar e, nesse jogo sucessório, aparece Luizianne Lins, a deputada federal petista mais votada em Fortaleza. Ela é amiga e foi mentora política do governador.

Olhar 2024

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, na noite de ontem, mudança no secretariado. Trocou praticamente a metade da equipe. Hora de rever planos. De olho nas próximas eleições.

Abaixo a fome

O governador Elmano de Freitas vai assumir um projeto que é tocado, com sucesso, na periferia de Fortaleza, pelo MTST: as Cozinhas Solidárias, que distribuem refeições para famílias pobres. "Vamos financiar e expandir esse programa para o interior", avisa.

Abaixo a fome 2

As Cozinhas Solidárias contam com apoio da população, por meio de doações. Recentemente, como divulgamos, ganharam certificação do Unicef (Healthy Childhood Challenge). O projeto mantém 33 unidades no País. Em Fortaleza, opera no Jangurussu.

Arialdo Pinho(Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Arialdo Pinho

Férias & Planos

Após 16 anos ocupando cargos nas gestões estaduais - o último foi a Secretaria do Turismo -, Arialdo Pinho decidiu dar um tempo. No fim desta semana, embarca para o Marrocos, em clima de férias. "Mas devo retornar com planos na área imobiliária", avisa.

 

Parcerias

Eleito deputado federal pelo PSD, Luiz Gastão informa: continuará neste 2023 presidindo a Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio). Adianta, inclusive, que vai buscar estreitar parcerias com o governo de Elmano de Freitas. Mesmo sendo ele do PT.

Nova direção

Em fevereiro, o advogado Valdir Xavier, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), assumirá o comando. Porque o atual presidente, Lucas Asfor, vai virar diretor da ANTT. No final do ano, ele foi nomeado pelo então presidente Bolsonaro.

Alô, Prefeitura!

Motoristas e motociclistas estão estourando pneus e tendo prejuízos por conta de buracos na subida do viaduto da Avenida Padre Pedro de Alencar, no acesso à BR-116, em Messejana. Trecho defeituoso fica ao lado da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã.

Jazz do Djavan

Edinho Vilas Boas, cantor e compositor cearense que em 2022 brilhou em festivais e shows em SP, RJ, MG, RS, SC e no Ceará, começará este novo ano homenageando o lado jazzístico de Djavan. Recriará, em breve, no CCBNB, a íntegra do disco "Malásia", de 1996.

Planejar a festa

Agora em janeiro chega aos 79 anos o mestre do "Pessoal do Ceará", Rodger Rogério. Importante que o poder público municipal e estadual fiquem atentos para a data. É fundamental planejar e executar neste ano projetos para as comemorações dos 80 dele.

Sobe

Povos indígenas, que ganham protagonismo inédito. Sônia Guajajara, Joenia Wapichana e o cearense Weibe Tapeba em postos de destaque.

Desce

Bolsonaristas que continuam acampados em frente a sede da 10ª Região Militar. Agora resolveram hostilizar a turma da imprensa. Vão pra casa!!

Horizontais

O prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, dará coletiva hoje, às 10h, no Ocean Beach Park. Vai apresentar o projeto de drenagem e pavimentação do Porto das Dunas. Ufa! /// O jornalista Frederico Fontenele Farias, ex-O POVO, lança, em breve, seu primeiro livro. O conteúdo e o título são surpresa. /// Lojas do Shopping Benfica vão iniciar, a partir de amanhã, campanha de liquidação. /// Só lembrando: "Que tal uma intervenção psiquiátrica?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?