Logo O POVO+
Artigo - O pastor, o maçom, o papa e os terraplanistas
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - O pastor, o maçom, o papa e os terraplanistas

Como título "O pastor, o maçom, o papa e os terraplanistas", eis um conto do escritor e ex-deputado estadual F. J. Caminha, o conecido Francisco Camiha. Confira:
Tipo Opinião
Francisco Caminha (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo Francisco Caminha

“A minha única certeza é que eu vou morrer e que a Terra é plana” (Disse um amigo terraplanista)

Aí eu vi uma inscrição na coluna do viaduto: A TERRA É PLANA. Fiquei curioso e fui investigar. Ano passado, o Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa que apontou que aproximadamente 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana. Ou seja, 11 milhões de pessoas apoiam essa ideia refutada pela ciência.

Lembrei que em junho de 1633 saiu a sentença de Galileu Galilei quando ele foi condenado a prisão perpétua domiciliar por um crime abominável. Eis um extrato da sentença:

“Veementemente suspeito de heresia, ou seja, ter mantido as opiniões de que o Sol está imóvel no centro do universo, que a Terra não está em seu centro e se move, e que alguém pode manter e defender uma opinião como provável depois de ter sido declarado contrário à Sagrada Escritura”

Para se livrar da pena de morte, ele vestiu uma túnica branca, se ajoelhou pediu perdeu e fez uma jura de que sempre acreditaria nos ensinamentos da Igreja, abandonaria a idéia do movimento da Terra ao redor do Sol e jamais diria tais coisas novamente e seus livros foram proibidos por conter heresias.

Na minha adolescência um lazer que eu apreciava era ir aos cultos em igrejas diversas. Sabe o que as vezes eu ouvia:

- A igreja católica Romana é a grande Babilônia pervertida.
- O anticristo é o Papa.
- 0 número da besta, 666, está escrito em algarismos romanos nas vestes do Papa.
- Atrás de cada imagem da igreja católica tem um demônio.
- Que a maçonaria é uma instituição secreta e diabólica.
- Que o evolucionismo era um heresia.
- Que somos criacionistas.
- Que quem aceitar Jesus vai para o céu e tem seu nome inscrito no livro da vida.

Até me lembro o dia que levei um amigo Batista na igreja da Missionárias na Rui Barbosa. Ele viu as imagens e começou a orar exorcizando o demônio no santo. Ele só entrou na igreja porque estava apaixonado por uma garota católica do nosso grupo de oração e queria ver a menina. Depois fez a cabeça da jovem que se tornou “evangélica” por influência dele.

Em 2010 eu fui em missão do Rotary para os Estados Unidos. No Arkansas, um dos estados mais conversadores, fiquei hospedado uns dias na casa de um rotariano que era um pastor Batista da cidade. No sábado, ele me convidou para uma festa da maçonaria onde ele era o grão-mestre local e no Domingo no culto onde ele era o pastor da igreja.

Recentemente o Papa Francisco confirmou a crença na evolução Darwiniana, no Big Bang e afirmou por alusão que Deus não criou o mundo com a varinha da condão.

Nos últimos cultos que tenho ido o Pastor não menciona mais a salvação nem o livro da vida. Agora a ênfase é na prosperidade, nas doações
na cura e na libertação.

Agora o papa é evolucionista, o pastor maçom e o terraplanista, meu amigo, só fala na nova ordem mundial comandada pelos “Iluminattis”. Aviso que ele não tomou a vacina da COVID.

A terra pode não ser plana, mas é plena de mitos, lendas e fantasias. Eu mesmo ainda acredito em PAPAI NOEL.

*F. J. Caminha

Ex-deputado estadual e escritor.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?