Logo O POVO+
Guimarães e o Coaf de volta ao Ministério da Fazenda
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Guimarães e o Coaf de volta ao Ministério da Fazenda

Líder do governo Lula, o deputado defende também a volta do voto de minerva no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)
Tipo Opinião
JOSÉ GUIMARÃES, líder do governo Lula (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE JOSÉ GUIMARÃES, líder do governo Lula

.

Deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo, defende aprovação imediata de duas Medidas Provisórias assinadas pelo presidente Lula: a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Fazenda e o voto de minerva no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Diz que o Coaf sempre foi uma unidade da Fazenda desde a sua criação, mas foi transferido para o Banco Central na Era Bolsonaro, que queria o órgão sob controle do Ministério da Justiça. "Foi para o BC porque o objetivo do governo anterior era tocar um processo de criminalização da política". Já o fim do voto de minerva do Carf privilegiou apenas "um grupo pequeno de empresas que utilizam o empate para levar a discussão à Justiça." O Carf é um colegiado, formado por membros do Estado e da sociedade, com atribuição de julgar recursos de decisões em matéria tributária e aduaneira.

Privilegiados

José Guimarães até reforça justificativas sobre o Carf: "Do jeito que está, só quem ganha são cerca de 26 empresas que judicializam. Com isso, o País deixa de arrecadar quase R$ 60 bilhões. Não tem nada a ver com a defesa do pequeno contribuinte."

PT saudações

Atendendo a requerimento do líder do PT na Casa, De Assis Diniz, a Assembleia realizará, às 14h de amanhã, sessão para comemorar os 43 anos de fundação do partido, que transcorre na data. Secretário Waldemir Catanho representará o Governo no ato.

Observador

Federação Cearense de Futebol indicou o seu diretor jurídico, Leandro Vasques, para acompanhar, na qualidade de observador, a eleição do Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club, hoje, a partir das 18h30, na sede do clube.

Senador Cid Gomes (PDT) (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Senador Cid Gomes (PDT)

Alô, Ciro!

Com o PDT dividido, mas com parlamentares fechando apoio ao governo de Elmano de Freitas, quem fica numa certa saia justa é o senador Cid Gomes. Há quem especule que ele já estaria disposto a trocar de partido e ir para o PSB, hoje integrado à base lulista.

Hora do trator

Governador Elmano de Freitas entrega hoje, às 10h, na Secretaria do Desenvolvimento Agrário, 50 novos tratores para atividades agrícolas. Com ele, o titular da SDA, Moisés Braz, e uma plateia de agricultores de vários municípios.

Hora do seguro

Ainda dentro das ações do governo na área agrícola, uma outra novidade: Elmano de Freitas lançará o Garantia Safra amanhã, às 9h, no Palácio da Abolição. O programa assegura apoio financeiro para agricultores que, por acaso, perderem a safra.

Esse mercado!

Ninguém entende o tal do mercado financeiro, que vem dando chiliques depois de Lula reclamou que o Banco Central mantém os juros nas alturas. Ora, mas todos não querem os juros baixos? Ou não?

Endossa Lula

De Mauro Filho (PDT): "Temos a maior taxa básica de juros do mundo, a chamada Selic. Isso prejudica nosso crescimento e o consumo da população mais pobre". Ele foi idealizador do capítulo de economia do plano de governo do então candidato Ciro Gomes.

Direito 2023

O Anuário do Direito 2022-2023 será lançado terça, às 19h30, no L'Ô Restaurante. O projeto do Grupo O POVO reúne perfis dos principais advogados cearenses. Entre convidados, os presidentes da OAB, Erinaldo Dantas, e do TJCE, Abelardo Benevides.

12

mil mortos ao menos é o que registra a tragédia na Turquia e Síria até a noite desta quarta, 8. Meu Deus!

Sobe

Ceará, que venceu o Fortaleza (2x1), dando um novo ânimo à rivalidade no clássico-rei que parecia caminhar para uma hegemonia tricolor.

Desce

Planos de saúde, cada dia mais caros e reduzindo rede de atendimento para uma clientela cada vez empurrada para o bloco da solidão.

Horizontais

"Meu Nome é Gil" é o título do show que o cantor Arnaldho de Sá apresenta hoje, às 19h, no CCBNB Fortaleza. A entrada é franca,com o melhor de Gilberto Gil. /// Essa história de que Bolsonaro volta ao Brasil nos próximos dias, parece aquele meme do "aguarde novidades em 72 horas". /// Amanhã, às 17h, o Shopping Benfica sedia o lançamento da Coleção Pyape, de literatura infantil. Com Roda de Leitura na Galeria BenficArte. /// Só lembrando: "Como ficou o caso do San Pedro Hotel? Vem demolição ou restauração?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?