Logo O POVO+
Arcabouço fiscal e uma proposta made in Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Arcabouço fiscal e uma proposta made in Ceará

O ideia de Lula de excluir saúde e educação como gasto, no projeto de arcabouço fiscal, foi implantada no Ceará em 2016, no governo Cid
Tipo Opinião
Mauro Filho  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Mauro Filho

O desejo de Lula de que os recursos aplicados em saúde e educação não sejam incluídos no projeto do arcabouço fiscal do seu governo como gastos, mas como investimentos, não é novidade. É o que afirma o deputado federal Mauro Filho (PDT), que foi secretário da Fazenda do Ceará por 12 anos, observando que esse modelo foi adotado no Estado em 2016 pelo governo de Cid Gomes. "O Governo Federal tenta imitar o que fizemos aqui em 2016 quando, no teto do gasto, retiramos saúde e educação para, em vez de variar pelo crescimento da inflação, variar pelo crescimento da receita. Bloquear receita para pagar banco? Saúde e educação têm que ter tratamento diferenciado", defende Mauro Filho. Ele lembra que no Ceará, em paralelo, tinha a preocupação com o endividamento. Baixamos o endividamento." Esse é o nó górdio crucial para o sucesso do arcabouço fiscal.

Arcabouço

Mauro Filho terá audiência hoje com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quando, como membro da comissão especial, em nome da Câmara, que acompanha discussões sobre o arcabouço fiscal, vai expor detalhes da experiência no Ceará.

Arcabouço 2

O deputado federal Mauro Filho, que ontem esteve com o presidente do BC, Campos Neto, estará nessa audiência com Haddad, tendo ao lado seus ex-assessores quando estava no governo. No caso, os economistas Flávio Ataliba (FGV-Ibre) e Isadora Osterno (Seplag).

Prevenção já!

Carlos Pimentel, novo superintendente do Trabalho no Ceará, reúne hoje, às 9 horas, na sede da SRT, dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores da Construção Civil e Sinduscon. Porque ano passado houve muito registro de acidentes de trabalho na área.

Danilo Forte, deputado federal do União Brasil(Foto: Agência Cãmara)
Foto: Agência Cãmara Danilo Forte, deputado federal do União Brasil

Prioridade

"O país precisa ganhar credibilidade!", afirma o deputado federal Danilo Forte (União-CE) lamentando a demora do ajuste fiscal de Lula. Mesmo na oposição, o parlamentar defende que, acima de interesses, prevaleça melhorar a situação econômica do País.

Sem fumacê

Servidores da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) paralisaram ontem, em todo o País. Em Fortaleza, também houve ato. É a luta contra a extinção do órgão, incluída na MP 1156/23 do Governo Lula. Portaria redistribuindo o pessoal também já saiu.

Reeleição

O promotor de justiça, Herbet Gonçalves Santos foi reeleito para a presidência da Associação Cearense do Ministério Público. A posse dele e demais diretores ocorrerá na próxima quinta-feira, às 19 horas, em Torre Empresarial no bairro Aldeota.

Ideia na cuca

O elefante branco em que se transformou o Acquario está sendo reivindicado por moradores do Poço da Draga. Querem que o local dê espaço a um Cuca, com atividades nas áreas de educação e cultura. Bem que o poder público poderia acatar a ideia.

Coincidência

O Idecan, que realizou o concurso público do IFCE e que teve provas anuladas em diversas áreas, mas seguiu depois que a reitoria da Instituição recorreu ao MPCE, é o mesmo que promoveu o concurso público da Semace.

Xô, ditadura!

Nesta quinta-feira, em Brasília, acontecerá a primeira sessão de julgamento de processos de vítimas de perseguição durante a ditadura militar de 64, na Comissão Nacional da Anistia. Nela, os cearenses Mário Albuquerque, Rita Sipahi e Marcelo Uchoa.

Tá bom!

O presidente nacional em exercício do PDT, André Figueiredo, bate o fio e garante: Ciro Gomes, em hipótese alguma, vai deixar o partido. Ou seja, engoliu Carlos Lupi como ministro da Previdência de Lula, seu alvo prioritário na última campanha presidencial.

Sobe

Açude Castanhão, que já atinge 22% do total de sua capacidade, porque vem chovendo bem no Vale Jaguaribano. Ufa!

Desce

Onda de viroses superlotando unidades de saúde de Fortaleza. Que o diga o Hospital Unimed e seu atendimento demorado.

Horizontais

Prefeito Vítor Valim, de Caucaia (RMF), encampou o prédio que acomodava o extinto Colégio Luzardo Viana, da CNEC. No lugar, informa: abrirá uma escola. /// A buraqueira voltou em várias ruas e avenidas da cidade. É a pavimentação se desmanchando com as chuvas. /// O Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará realiza na sexta-feira, na Fiec, o seminário "Governança Mercado - A nova Lei de Licitações e Contratos". /// Só lembrando: "Bolsonaro ficou mesmo com quantas caixas de joias?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?