Logo O POVO+
Artigo - Sarto x Valim: a pauta política e a pauta de gestão
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Sarto x Valim: a pauta política e a pauta de gestão

"Elmano citou a problemática do usuário de ônibus de Fortaleza, que teve o reajuste na passagem em 15.5%, sem que o prefeito Sarto apontasse qualquer justificativa racional para o absurdo percentual, enquanto Caucaia concedeu tarifa zero para mais de 200 mil usuários do transporte público, sendo a cidade brasileira com maior número de beneficiados", aponta em artigo o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Tipo Opinião
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo

Ao apontar o sofrimento da população de Fortaleza, diante de tantas pautas negativas, como a cobrança da taxa do lixo, o fechamento de unidades de saúde, o encerramento do atendimento emergencial em hospitais, o maior percentual do país no reajuste da tarifa do transporte público, o abandono da periferia, além da falta de medicamentos e da não empatia do prefeito para com o usuário do ônibus, que diariamente sofre com superlotação e o descaso com a necessidade do retorno da climatização, o governador Elmano abriu um pertinente debate no comparativo das duas maiores prefeituras no Ceará: Fortaleza e Caucaia.

Municípios vizinhos e de grande interatividade entre suas populações, principalmente pelas atividades no comércio e no turismo, Fortaleza e Caucaia muitas vezes se confundem em seus eleitorados, quando não raro o morador de Caucaia vota em Fortaleza e vice-versa.

Durante a solenidade da entrega do Papel da Casa, no Centro de Eventos, Elmano citou a problemática do usuário de ônibus de Fortaleza, que teve o reajuste na passagem em 15.5%, sem que o prefeito Sarto apontasse qualquer justificativa racional para o absurdo percentual, enquanto Caucaia concedeu tarifa zero para mais de 200 mil usuários do transporte público, sendo a cidade brasileira com maior número de beneficiados.

A disparidade entre os dois gestores, quando o assunto é a entrega de ações à população, abre um interessante momento na estratégia política, que certamente não passará despercebido por cientistas políticos, marqueteiros e áreas afins.

Enquanto Sarto tenta sobreviver na pauta política, em detrimento à pauta de gestão, Vitor Valim tenta se desvencilhar da pauta política e buscar se firmar na pauta de gestão.

Sem marca positiva na gestão, Sarto se agarra a críticas ao governador Elmano, como forma de tentar se manter em evidência e mascarar a inoperância na administração e na sua comunicação.

Já Vitor Valim busca discutir a gestão nos ganhos para a população, por meio dos ônibus de graça, da construção dos espigões (demanda aguardada há duas décadas), reforma de 140 das 180 escolas, ensino digital por meio da distribuição de tablets para todos os alunos da rede pública municipal, retomada do turismo e do setor de serviços, valorização do servidor municipal, resgate da autoestima do cidadão caucaiense, dentre outras ações na infraestrutura, na saúde, na capacitação de jovens e na cultura. Mas a oposição em Caucaia tenta arrastar o prefeito a uma pauta política do “vale-tudo”, desde críticas a leilões de terrenos sem o interesse dos investimentos para a cidade à denúncia vazia de “homofobia”, quando a suposta vítima sequer se identifica no grupo LGBTQIA+, ao fugir do verdadeiro objeto do uso do dinheiro público para fins pessoais, incluindo a contratação de “go-go boys”, de acordo com a fala do suplente de vereador Adriano Silva Martins, o Adriano Neguim. E isso não é injúria racial...

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?