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Barroso diz a Camilo que o cargo de ministro da Educação é o mais importante da República
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O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Barroso diz a Camilo que o cargo de ministro da Educação é o mais importante da República

O ministro do STF e o ministro da Educação estiveram reunidos nesta semana, quando Camilo Santana convidou Luís Roberto Barroso para participar, na próxima semana, no Palácio do Planalto, do lançamento de um plano nacional de alfabetização na idade certa
Tipo Notícia
Luís Roberto Barroso conversa com Camilo Santana sobre Educação no Brasil (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Luís Roberto Barroso conversa com Camilo Santana sobre Educação no Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, recebeu nesta semana o ministro da Educação, Camilo Santana, para um diálogo sobre educação básica, um dos temas de estudo do magistrado.

No encontro, que aconteceu no Supremo, Camilo Santana convidou Barroso para participar, na próxima semana, do lançamento de um plano nacional de alfabetização na idade certa, que acontecerá no Palácio do Planalto.

Camilo Santana relatou as ações e os projetos em desenvolvimento na área e ouviu de Barroso que o cargo de ministro da Educação é o mais importante da República, por ter a possibilidade de efetivamente transformar o futuro do país.

Em 2020, o ministro Barroso publicou o artigo acadêmico “A educação básica no Brasil: do atraso prolongado à conquista do futuro”, no qual apresenta estudos e ideias para melhorar a educação no país. Uma das principais constatações do ministro é que, ao longo das últimas décadas, a educação não tem sido prioridade, com a descontinuidade de gestões no Ministério da Educação.

Para Barroso, apesar da inegável inclusão nas últimas décadas, a universalização da educação no Brasil ocorreu com grande atraso, deixando como herança problemas como a não alfabetização da criança na idade certa, a evasão escolar no ensino médio e o déficit de aprendizado. Como soluções, o ministro aponta a melhoria na capacitação de professores, a ampliação do ensino integral e maior ênfase no ensino infantil, nos primeiros anos de aprendizado da criança.

(STF)

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