O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O governador Elmano de Freitas (PT) vai lançar às 8h30min da próxima sexta-feira, no Centro de Eventos, o programa Pacto por um Ceará Sem Fome. No ato, ele também assinará documento oficializando a iniciativa que promete mobilizar não somente os entes públicos, mas também setores da sociedade civil em ações voltadas para a segurança alimentar do cearense. Todos os prefeitos(as), presidentes de Câmaras Municipais, secretários de Estado, reitores das universidades, parlamentares, dirigentes sindicais e ONGs ligadas a ações de combate à fome foram convocados para o encontro. O pacto inclui também a distribuição de cartões-alimentação com as prefeituras e o cadastro único será o critério de escolha das famílias que receberão o benefício.
O lançamento do programa Ceará Sem Fome, uma parceria do Governo do Estado e Prefeituras, terá a coordenação da primeira-dama Lia Freitas. O ato, inclusive, vai contar com a presença de ministros do Governo Lula como Camilo Santana, da Educação.
Ainda no conjunto de ações do Pacto contra a Fome, outra novidade é a instalação de cozinhas comunitárias para produção de alimentos baratos e ricos em proteínas. O governo estadual, por meio da Secretaria de Proteção Social, entra no apoio.
Na proposta de Reforma Tributária apresentada ao Governo pelo Congresso, entrou uma sugestão de Mauro Filho (PDT): obriga donos de jatinhos e lanchas a pagarem o IPVA, como ocorre no Ceará desde a época em que o parlamentar era secretário da Fazenda.
Três secretários foram exonerados pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, em pleno clima de festão junino. O gestor botou pra pular a fogueira os titulares da Cultura e Turismo, Infraestrutura e Comunicação. Disse para correligionários que sabia o que estava fazendo.
De Danilo Forte para Sarto: "A taxa do lixo é péssima ideia. Ele sabe disso porque assistiu à mesma proposta ser derrotada no governo Juraci. Pagamos impostos demais e em troca de quê? Da cesta básica mais cara do Nordeste. Ninguém aguenta mais, prefeito!"
A Prefeitura de Caucaia prorrogou, por mais 30 dias, o seu Refis. O contribuinte pode agora renegociar seus débitos com IPTU e outras taxas até 30 de julho. A adesão pode ser também pelo Portal da Sefin. Além de parcelamento, há oportunidade de cashback.
Analistas e teóricos sabichões do PT erraram feio ao avaliar a última pesquisa Ipec onde o desempenho de Lula cai 10% no Nordeste. Lula caiu no público mais vulnerável, porque ainda no governo Bolsonaro houve um "liberou geral" do Bolsa Família.
No Governo Bolsonaro, uma família com vários membros individualizava o pedido, burlando assim a regra. Esse quadro teve que ser corrigido de uma tacada só pela atual gestão, o que desagradou a classe mais pobre. O troco, portanto, veio na pesquisa do Idec.
mil moradias. Eis o déficit habitacional, hoje, de Fortaleza, segundo levantamento da Prefeitura. Fala-se, no entanto, em número bem acima disso.
A próxima sessão itinerante da Assembleia Legislativa vai acontecer na cidade de Canindé. Informa o presidente da Casa, Evandro Leitão. Isso, no entanto, só ocorrerá em agosto, pois julho é período de recesso.
Sobe
Idace que, com João Alfredo à frente, já fez várias reuniões no Interior sobre reforma fundiária. A partir de bom diálogo.
Desce
Ibama do Ceará, que continua sob comando de um interino. Este cenário se repete em todos os demais Estados.
Horizontais
A deputada Jô Farias vai puxar uma audiência pública na próxima quinta-feira, às 14h, na Assembleia Legislativa. Sobre desafios e diagnóstico precoce da endometriose (afeta o útero da mulher). /// A nova diretoria da Associação Cearense dos Magistrados realiza quarta um papo com a imprensa. Às 19h30, no Murano Grill, para expor seus planos. /// Só lembrando: "E aí, dá para Lula e Lira se reconciliarem politicamente?"
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.