O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
Um grupo de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará fez manifestação, na manhã desta segunda-feira, durante evento de inauguração de 60 novos leitos e equipamentos no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Na solenidade, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou quatro instalações. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas, do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, da senadora Augusta Brito, de do presidente da Ebserh, Arthur CVhiro, além de outras autoridades.
Os servidores Daniel Farias, diretor da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas (Fasubra), e Alrineide Pereira, diretora do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), entregaram documento com as principais demandas dos técnico-administrativos das universidades ao ministro Camilo Santana. O ato teve o apoio também de dezenas de servidores do Complexo Hospitalar e de outros setores da UFC.
A carta trata de questões dos hospitais universitários, da carreira dos servidores e de outros temas urgentes para a educação superior no país. De acordo com o documento entregue pelos sindicalistas, os últimos quatro anos foram "terríveis" para as Instituições Federais de Educação Superior.
"Precisamos de suporte, uma vez que temos excelência, para continuar a ofertar Ensino, Pesquisa, Extensão e também cultura nas nossas universidades, reafirmando que estas são e continuarão sendo públicas, gratuitas, de qualidade e socialmente referenciadas", dizem no manifesto entregue ao ministro Camilo Santana.
No documento, o Sintufce listou pontos para que o MEC possa implementar a fim de garantir a retomada da expansão da Educação Superior.
• Novos concursos para Professores e Técnico Administrativos em Educação;
• Reformulação do PCCTAE de forma a valorizar a categoria, estimulando a permanência por meio de melhores condições de trabalho;
• Ampliação dos investimentos, possibilitando a criação de novas vagas e cursos;
• Ampliar bolsas permanência, de pesquisa e de extensão, possibilitando fortalecimento das atividades fim da Universidade;
• Ampliar os cursos e vagas de pós-graduação, assim como as bolsas para os estudantes desse nível de ensino;
• Revisão dos convênios com a EBSERH. A continuidade da empresa compromete toda a estrutura didática dos Hospitais Universitários uma vez que os mesmos, para além de instalações de saúde, são fundamentais para a formação de novos profissionais de saúde, devendo não ser descaracterizada sua relação com a Universidade, e fortalecendo Ensino, Pesquisa e Extensão nos Hospitais Universitários;
• Atenção e respeito para com os servidores RIU que trabalham sob gerência da EBSERH neste complexo hospitalar da UFC: os últimos anos têm representado sucessivas perdas de direitos e desgastes de todos os tipos para estas trabalhadoras e trabalhadores.
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.