O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.
Entre as atribuições regimentais que têm os deputados estaduais está a de criar Frentes Parlamentares com o objetivo de focar o trabalho de um grupo de deputados em determinada área de pesquisa, de estudo, de processos de desenvolvimento sócio-econômico e cultural. O deputado Bruno Pedrosa, atento às mudanças comportamentais da sociedade e, sobretudo, no que diz respeito às mudanças que se iniciam na nossa matriz energética, que apontam para um futuro promissor para energias limpas, teve a feliz iniciativa de requerer a formação de uma Frente Parlamentar de Energias Renováveis, cujo objetivo é exatamente, conforme bem observa o parlamentar, é aprofundar a discussão, ampliar o debate no âmbito do Poder Legislativo, com a participação de cientistas, técnicos especializados, os quais possam apresentar projetos inovadores que contribuam efetivamente para desenvolver a economia industrial, com o barateamento dos custos de energia, inclusive. Uma das idéias que o deputado Bruno Pedrosa já adiantou é o reuso da água fornecida pela Cagece, para abastecer as indústrias de hidrogênio verde que operarão no estado.
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, mercê dessa iniciativa do deputado Bruno Pedrosa, parte na frente da maioria dos Estados da Federação. E tal é a importância da criação dessa Frente Parlamentar de Energias Renováveis, que a solenidade de instalação foi deveras prestigiada com a presença de personalidades representativas de vários segmentos públicos e privados que, indiscutivelmente, serão beneficiados nesse processo desenvolvimentista com inovação energética. Além dos deputados Sérgio Aguiar e Stuart Castro, membros da Comissão, lá estava na Assembleia Legislativa, entre outros, Salmito Filho, Secretário de Desenvolvimento Econômico; Ricardo Cavalcante , presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC; Luís Carlos Queiroz, presidente do Sindicato das Indústrias e Energia e Setor Elétrico do Estado do Ceará - SINDIENERGIA; Luís Eduardo Morais, membro da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; Jurandir Picanço, Consultor de Energia; Joaquim Rolim, secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET; e Dickson Araújo, coordenador do núcleo de energia da Agência Reguladora do Estado do Ceará - ARCE.
Bem observa o deputado Bruno Pedrosa quando se refere ao fato de que atualmente Ceará se mostra com um amplo potencial para a execução de projetos que certamente serão apresentados pela Frente Parlamentar das Energias Renováveis. O Poder Legislativo, em parceria com uma cadeia de organismos que tocam a economia do Ceará, abraça esta questão, trazendo para debate – repito - a importância dos investimentos e o desenvolvimento pautados por uma economia sustentável.
Não se há de esquecer toda uma gama de iniciativas em torno do foco principal, tais como a regularização fundiária, capacitação dos jovens a serem inseridos dentro desse mercado de trabalho e a regulamentação tanto do hidrogênio verde quanto da energia eólica offshore. Para que isso ocorra, Deputado Bruno Pedrosa frisou com propriedade, é de suma importância as tratativas institucionais com outros organismos do Estado e em nível federal, sem esquecer a relação de trabalho em parceria institucional com órgãos como ANEEL, ENEL e SEMACE.
As fontes de energia limpas e os mecanismos para obter energias renováveis constituem atualmente uma exigência da sociedade e essa Frente Parlamentar vai ensejar um profícuo intercâmbio com toda a sociedade para a obtenção dos objetivos colimados. É uma Frente pra frente, com o perdão do trocadilho.
Barros Alves é jornalista, poeta e assessor parlamentar
Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.