Logo O POVO+
Artigo - Sarto e o discurso para inglês ouvir
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Sarto e o discurso para inglês ouvir

Como não é chegado a um laudo técnico, assim como fez para o fechamento abrupto do Gonzaguinha da Messejana, o prefeito de Fortaleza diz em seu discurso que a reparação estrutural da Ponte dos Ingleses está pronta, aponta em artigo o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Tipo Opinião
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo

Político não mente. Falta com a verdade. O que se pode evitar uma quebra de decoro no parlamento, também vale no jurídico e nas redações. Chamar um político de mentiroso é pior que apontar um suspeito de crime de criminoso, apesar de confesso e detido em flagrante. Político quando mente, não mente. Por certo, se equivocou nos números, recebeu dados incorretos de sua comunicação, se confundiu por causa de conversas paralelas ou se apropriou por engano dos bons números de gestões passadas ou ainda de administrações de esferas superiores.

Foi o que deve ter ocorrido com o prefeito Sarto, ao anunciar a qualificação e obras da Ponte dos Ingleses - na verdade, Ponte Metálica, pois há uma inversão histórico-cultural nos nomes das duas estruturas localizadas na Praia de Iracema -, após o gestor de Fortaleza reclamar que o governador Elmano não cumpriu com sua parte no acordo da urbanização da ponte.

No acerto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, Sarto faria a parte da reparação estrutural da ponte, enquanto Elmano deixaria a estrutura pronta para receber visitantes.

Como não é chegado a um laudo técnico, assim como fez para o fechamento abrupto do Gonzaguinha da Messejana, Sarto diz em seu discurso que a reparação estrutural está pronta. Em nota, no entanto, o Palácio da Abolição aponta “risco de desabamento” na chamada Ponte dos Ingleses, diante da vistoria conjunta da Superintendência de Obras Públicas e do Corpo de Bombeiros.

A troca de acusações entre as duas administrações poderia ficar na esfera para “inglês ouvir”, se o prefeito Sarto não tivesse se empolgado e supervalorizado os números os quais atribui à sua gestão.

Em uma coletiva, Sarto destacou que Fortaleza é a cidade que mais cresce na economia, que tem o destino turístico preferencial dos brasileiros, que tem a melhor educação no país, que tem o maior número de empreendedores e o maior número de pessoas capacitadas (a começar pela equipe da prefeitura).

Assim como faltou com a verdade em seus números na economia, quando basta uma voltinha pelo Centro e suas lojas fechadas e praças ocupadas por uma grande quantidade de pessoas em situação de rua; Sarto também contradiz o próprio site da Prefeitura sobre o destino preferencial dos brasileiros, além de se desfazer dos números do Ministério do Turismo e da pesquisa da Semrush - empresa americana de software de inteligência e marketing -, que aponta Fortaleza como o destino mais visitado em sites de viagens, mas que não se concretiza na vinda à capital cearense.

Com relação aos números da educação, como a cidade que perdeu escolas Nota 10, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pode ser apontada pelo seu próprio prefeito como a melhor educação no país, se não é sequer a melhor no Ceará?

Sobre empreendedorismo e capacitação profissional, o exagero segue.

Ainda em sua fala, Sarto apontou Fortaleza como a cidade “onde nós temos a sensação de felicidade, de bem-estar! (...) Tenho a compreensão, clara, que estamos aqui para servir o povo de Fortaleza”.

E isso não é discurso político, apenas mais uma colocação para inglês ver...

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?